quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Jerusalém!


Nunca fui a Israel. Em primeiro lugar porque a maior parte das minhas viagens aconteceram por razões profissionais e não pelo mero desejo de viajar ou ver outras paisagens. E em segundo lugar porque a minha mulher se recusa a entrar num navio ou avião e assim as minhas viagens particulares ficam restritas à Península Ibérica, o que representa os meus limites como condutor-auto.
Claro que poderia viajar sozinho, mas prometi (quando me casei) que ficaria com a minha mulher até que a morte nos separe e estou a fazer os possíveis por cumprir. Aliás, visitar os Açores era uma das coisas que queria fazer, assim como ir atá à Madeira ver o que mudou, desde que lá passei, em 1965, mas acho que vai ser um sonho que ficará por cumprir.
Além de Israel, a Síria e o Egipto estão na origem da religião católica e sempre tive muita curiosidade em conhecer esses lugares tantas vezes mencionados  nas Sagradas Escrituras. Deus tem tantas coisas com que se preocupar que não entendo o porquê de ter escolhido os Hebreus para serem o seu povo e a Palestina a Terra Prometida. Quando fui à Turquia, visitei "Tarsus" e fiquei a conhecer a história de S. Paulo que era dali natural.
A Jordânia actual foi o caminho seguido pelos seguidores de Moisés quando fugiram do Egipto. Ir atá ao deserto, onde Deus fez chover "maná" para alimentar o seu povo que já nada tinha para comer, ou subir ao Monte Sinai, onde Moisés recebeu as «Tábuas da Lei» seriam locais com interesse para eu me perder a estudar essa História que já conta milénios.
O que não fiz até agora, dificilmente farei no futuro. A única viagem que tenho garantida é daqui até ao cemitério e viva o velho, porque não morreu de novo!

3 comentários:

  1. Bom dia
    Assim como muitos também faço viagens apenas com o pensamento.
    Gostava de fazer um cruzeiro ali pela mar mediterrânico , mas se calhar já não vai ser nesta vida.
    A tal viagem garantida não são mais de cinco minutos , por isso não tem muito interesse .

    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Embora não conheça Israel ainda não perdi a esperança de um dia me auto-baptizar no Rio Jordão e claro, visitar Jerusalém... Por enquanto tenho que me contentar com uma viagem a um dos lugares com grande significado para os judeus - Auschwitz.

    ResponderEliminar
  3. Jerusalém, terra onde nunca haverá paz. Neste mundo que é de todos e não é de ninguém. Enquanto uns e outros reclamam que lhes pertence. Quem terá razão! Judeus ou Palestinianos?

    ResponderEliminar