quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Más notícias em catadupa!


Até ao próximo dia 15, vou dedicar-me ao Brexit, ás figuras que nele participam e às consequências do acto "irreflectido" dos bifes. Ainda a viver em Lourenço Marques, perguntei a alguém por que raio tratavam os ingleses por bifes. A resposta foi rápida, simples e concisa. Como eles não eram, nem são, nada bons com as línguas estrangeiras, a qualquer restaurante que fossem comer só sabiam pedir beef, o que em português se traduz por carne de vaca. Para o ouvido do empregado de mesa a palavra soava a "bife" e lá iam a correr à cozinha encomendar o beef que batia sempre certo. Assim ficaram para sempre bifes e as raparigas que vinham da África do Sul passar férias a Moçambique herdaram o nome de bifas.
O carrinho que vêem na imagem acima é bonito, não é? Um Jaguar feito em Inglaterra que, por estes dias, é mais uma gigantesca dor de cabeça para a Primeira Ministra May. É que a marca, agora propriedade da Tata Motors (indiana), vai despedir 5.000 trabalhadores, no Reino Unido, um pouco por causa do decréscimo das vendas na China (culpa do Trump e da sua guerra de taxas), mas também por causa do Brexit. E dizem as más línguas que este despedimento pode ser o início do fim da produção no Reino Unido. A capacidade de produção na Eslováquia e na China está a ser reforçada para substituir a produção inglesa que se tornou demasiado cara.
Sinal dos tempos, a globalização a juntar ao Brexit vai fazer a vida difícil aos bifes e eu não tenho pena deles, nem um bocadinho, pois sempre nos amargaram a vida, quando isso lhes convinha. O malfadado "Tratado" que ainda temos com eles só funciona para o lado deles, para o nosso é só desgosto em cima de desgosto. A partir deste ano, se eles "brexitarem" estaremos em lados diferentes da barricada e não haverá "Tratado" que os salve.

6 comentários:

  1. No início não estava a perceber muito bem o que raio tinha a ver um Jaguar vermelho com os bifes e as bifas que nós conhecemos em Lourenço Marques, mas com a continuação da leitura cheguei lá rapidamente! Temos que ter a noção que muitas vezes o que é barato sai caro, como foi o meu caso ao comprar um telem. Iphone que antes do Natal custava 120€ dei agora na Box do Jumbo 79€ marca neffos e só quando cheguei a casa reparei nas letras miudinhas made in china, gosto dele mas a bateria só aguenta 48 horas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido dá graças ao SENHOR pelas 48 horas..., eu, tenho um que custou quase 20x mais e 24 h já é uma sorte!
      Um parte-costelas, pá!

      Eliminar
  2. Penso que o Brexit ainda vai fazer correr muita tinta e não me admiraria se no futuro um outro governo voltasse a pedir a admissão a UE. E se isso acontecer eles não terão metade das mordomias que tinham agora. Nem sequer poderão usar a libra em vez do euro.
    Às voltas com a recuperação da cirurgia ao olho e com uma tosse que ameaça fazer-me explodir, peço desculpa pela ausência.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Essa dos ingleses em Lourenço Marques, que só sabiam pedir beef. Fez-me lembrar dois Portugueses de férias em Itália. Foram a um restaurante almoçar. Para o almoço pediram, garçom lá bife. O garçom respondeu se eu não fosse Português comiam lá merda! Os ingleses na União ou fora dela continuarão a viver melhor do que muitos Portugueses com reformas de miséria. Enquanto que os inglese têm boas reformas e, por isso podem usufruir do bom clima algarvio!

    ResponderEliminar
  4. Bréxit? Más notícias para mim não são. Claro que estou noutra página como já se aperceberam, mas como a democracia é sinónimo de livre opinião, se não ofende contínuo, posso?
    Comércio global concordo 100%.
    Política executiva global JAMAIS!
    À ELITE MUNDIAL(formada incentivada e inserids por Sociedades Secretas centenárias).
    Programaram a banca, nomes e ideologias políticas para confundirem o pobre CIDADÃO! Esquerdas, direitas, comunicamos, capitalismo e todo o arrei de gerigonças que nos leva a perceber nada, zero, zilt, de tão astuto imbróglio!
    Vejamos: a ambição destes monstros é o poder, total de TUDO E TODOS Como na II Guerra tentaram, (mas arrependeram-se talvez por peso de consciência)!?
    Fundaram a ONU (Lobo em pele de ovelha) para DEVAGAR e suavemente nós conquistarem.
    TUDO O QUE NO MUNDO NÃO FAZ SENSO, -DISSO MUNDO- Tem sido ordenado por eles!
    Por isso fujam a 7 pés do SOCIAL GLOBALISMO/COMUNISMO (tudo a mesma mer*a)!
    Por mim opto por morrer em pé, mas livre do que viver de joelhos!!!
    Tenho 75 anos, já pouco me interessa mas fáço-o pelos meus/nossos descendentes.
    Cheers ao Trump, à Le Pin, Salvini (penso) Farage entre outros que não passam aínda das gotas de água do mar que a criança (Jesus) supreendeu Sto Agostinho aquando da sua caminhada à beira-mar...
    Pesquisem AGENDA21 do Rio de 1992 onde a palavra SUSTENTABILIDADE é a palavra de ordem ao ponto de que tudo é pertence do planeta dos animais e não dos humanos.
    Califórnia é o estado mais avançado no "geoengeneering" do Globo onde, os fogos são controlados para queimarem bens pessoais sem interferir com a vegetação, HORRÍVEL termos chegado a este ponto; COM UM GRITO DE DESESPERO!
    À todos por ISSO peço desculpa.
    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  5. Como hábito meu costume editar o que escrevo, pela simples razão do uso de teclado inglês que interfere com todas as palavras, mesmo debaixo do idioma português.
    Mas na escrita de hoje não me permitiu a edição!
    Desculpem as gralhas, tá bem?
    BOAS!

    ResponderEliminar