quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Maldita prescrição!


Também chamam "prescrição" à receita que qualquer médico passa a um doente para ir à farmácia comprar medicamentos. Mas não é dessa que vos quero falar, hoje. Vou falar daquela prescrição que evitou que o Vale e Azevedo pagasse o que roubou ao Benfica. E da mesma que está quase a evitar que sejam levados a julgamento os responsáveis pelos milhões desaparecidos da CGD.
A nossa Justiça continua a ser tão rigorosa com os pequenos delinquentes e tão relapsa com os que têm a pouca vergonha de meter a mão na massa que é de todos nós. Tanto nos dói pagar os impostos que pagamos, para depois ver o produto dessa colecta desaparecer desta maneira. Penso que há certos crimes para os quais não deveria haver prescrição e este seria o primeiro de todos eles. Quem mete a mão da coisa pública só deveria ficar livre de culpa depois de reposta a verba em falta e cumprida a pena pelo crime de abuso.
Mas, como em todos os casos que venho aqui comentando, a culpa acaba na Assembleia da República, lugar onde são feitas as leis que regem este país. E se os parlamentares que elegemos para as fazer e aprovar acham que a prescrição está muito bem assim, então assim ficará para sempre, por mais que o povo esperneie e grite.
O Facebook já anda cheio das caras de governantes e administradores do banco público, sobre quem recaem as culpas do acontecido. Mas acham que alguém se preocupa com isso? Que alguém tem vergonha na cara para se reconhecer culpado? Não, claro que não, eles até se atribuíram altos salários (até me dói dar-lhe este nome) e prémios de alto desempenho em anos de "alto" prejuízo.
E agora, na base da lei que prevê, para breve, a prescrição dos crimes que cometeram, vão ficar a rir-se e a gozar os milhões que juntaram ao serviço da Pátria.
Oh, Pátria desgraçada que tais filhos pariste!

4 comentários:

  1. Tal como tu fizeram-me lembrar dele e falei dele no meu blogue, foi pena em 1942 ter havido tanto ditador, depois de 1974 é pena haver tanto corrupto e vigaristas de milhões em liberdade a rirem-se de nós, Os portugueses não mereciam isto! Onde andas Carlos Alexandre?
    Volta que cada vez mais precisamos de ti.

    ResponderEliminar
  2. A vergonha era verde um borro a comeu. Os culpados por esses crimes prescreverem. Serão os corruptos que ocupam lugares e nesses lugares exercem cargos que não deviam exercer. Quem nasce torto tarde ou nunca se endireita. Se a justiça é cega, não consegue ver o que se passa à sua volta?

    E mais não digo!

    Boa noite, saúde e força na verga!

    ResponderEliminar
  3. Vá lá, não fiquem tristes, isto é exactamente como tenho dito há muito tempo ... ! Continuo a ter pena dos pilhas galinhas e, por outro lado, ter de lhes atribuir certa importância, face aos cuidados que há, e muito bem, para os responsabilizar . O ocorrido, não é nada, relativamente a tantos e tantos casos semelhantes e que, como a mesma naturalidade, passam na impunidade e, consequentemente, surripiado muito do que podia ser distribuído ou pelo menos evitar sobrecargas - impostos - daqueles que contribuem em resultado de trabalho honesto . Poderia ir mais longe, mas a lista é tão extensa que apenas dou um exemplo : veja-se as centenas e centenas de milhões que o Fisco, zeloso como é para os de menor rendimento, deixa prescrever em relação a dividas contributivas astronómicas e sem que nada de grave aconteça ! Depois, como se tudo isto não bastasse, ainda aparecem uns peregrinos a espalhar doutrina e a debitar a sua sabedoria, dizendo : " pois é, aumentam o salário mínimo e os reformados, devolvem rendimentos, como é que o País pode aguentar, seguir em frente e aproximar-se dos demais Europeus " ; esquecendo-se que, os maiores pecadores gravitam na área ideológica que defendem, embora nas restantes também existam bastantes a fazer das suas . Esta desgraça, fuga aos impostos ou falta de cumprimento de pagamento inerente aos mesmos, bem como o flagelo de actividades paralelas e sem que sejam tributadas, aliadas a outras roubalheiras em tudo que é sitio, incluindo a pouca vergonha de desvios/desfalques/burlas e toda a espécie de furto praticado por banqueiros e seus cúmplices, isso sim, é que levou à ruína a que nos conduziram e a exigir sacrifícios dos que nada contribuíram para tal . Bom, vou terminar para não ter que dizer outras verdades que, embora existam, ainda vão andando um pouco escondidas . Um abraço .

    ResponderEliminar