segunda-feira, 20 de março de 2023

Praticamente, campeão!

 
Em teoria, o Benfica é, praticamente campeão!
Na prática, o Benfica é, teoricamente, campeão!
Um jornalista e comentador desportivo disse uma destas frases e no seu subconsciente acendeu-se uma luzinha a dizer: - erro, erro!
Vai daí, ele usou a segunda expressão para corrigir a primeira que lhe soou a erro.
Hoje, há cada vez mais cromos a debitar teorias sobre o desporto-rei, como se só eles percebessem da poda, mas saem-lhes muitas asneiras pela boca fora.
Numa certa fase da minha vida, em que já tinha deixado de ser estudante, fui submetido a uma prova que exigia uma redacção em Português de, pelo menos, 20 linhas. Claro que, como me sinto como peixe dentro de água, nessa matéria, em vez de 20 fiz uma para aí com 50 linhas. No fim, o examinador chamou por mim e mostrou-me a minha redacção com mais de meia dúzia de palavras sublinhadas a vermelho e disse: - quando alguém sente necessidade de usar tantos advérbios de modo é porque lhe faltam palavras para dizer o que pretende.
Já foi há muitos anos, mas nunca me esqueci disso e apetecia-me dizer o mesmo ao jornalista a quem ouvi as frases que reproduzi, acima. Se eliminar das frases o praticamente e o teoricamente, a coisa soa muito melhor e torna-se uma afirmação categórica que ninguém poderá desmentir e me deixa muito mais sossegado.
Entrei de fininho e do mesmo modo me retiro!

1 comentário:

  1. Vai ver, o tal jornalista não queria fazer uma afirmação categórica.
    Até porque sempre ouvi dizer..."Até ao lavar dos cestos é...vindima"!!

    ResponderEliminar