sexta-feira, 10 de março de 2023

E agora?

 


Passou-se o Dia da Mulher e também o meu dia, aquele em que vim ao mundo, numa aldeia do Baixo Minho. Com menos de 24 horas de vida, eu devia fazer um berreiro danado e a minha mãe lá me calava metendo-me o mamilo na boca. Bom tempo que bastava chorar para conseguir o que queria, Agora posso chorar até me esbardalhar todo . como diz um cómico da nossa praça - que ninguém me liga a ponta de um corno!

Agora, é preciso ir à luta, tenho 365 dias para viver e lutar para me manter na crista da onda, porque ir ao fundo não me trará nada de bom. Ontem, telefonei ao Compadre Eduardo para lhe dar os parabéns pelos seus 81 anos de idade - ele vai um pouco à minha frente nesta caminhada natural - e disse-me que estava nos cuidados paliativos, na outra margem do Tejo. Cuidados paliativos cheira-me a desgraça e não quis entrar em pormenores, deixei-lhe um abraço e fugi. Como sempre digo, quando oiço alguém a queixar-se, por muito mal que estejamos há sempre alguém que está pior que nós. Esse pensamento ajuda-me a ultrapassar os meus períodos menos bons.

Quando chegamos a uma idade em que começam a nascer os bisnetos, temos que ter uma atitude mental a condizer, nada de nos pormos a fazer piruetas nem armar em atletas. Mexer as perninhas e dar uma caminhada sem ajuda de terceiros ou apetrechos auxiliares já é uma grande vitória. E cada ano passado é mais uma medalha ganha para pendurar no nosso Quadro de Honra.

No pleno domínio das minhas faculdades mentais, vos posso garantir que estarei dentro de um ano para recolher a minha medalha de octogenário. E conto com a vossa ajuda para me darem ânimo nos momentos mais difíceis da caminhada!

5 comentários:

  1. Bom dia
    A sua forma de estar e viver é sem dúvida a maior força que o vai ajudar nessa caminhada .
    Conte com nós também .
    Abraço

    JR

    ResponderEliminar
  2. Parabens!!!
    Que a saude o continue a acompanhar e a viver uma vida autonoma e feliz.... ah não se esqueça de continuar a agradecer ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Companheiro. Eu levo três anos de avanço e fazendo a minha caminhada, embora as no caminho sejam cada vez mais difícieis de ultrapassar. Lembra-ne da nossa marcha de 50 Km nos fuzileiros quando na parte final uma simples erva era o suficiente para aterrar. Vamos indo e vivó velho. Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. E agora?...Olhe ali na sua frente essa Alameda ladeada por um belo e frondoso arvoredo...Agora, é seguir em frente sempre com pensamento positivo. Até porque: "Mexer as perninhas e dar uma caminhada sem ajuda de terceiros ou apetrechos auxiliares já é uma grande vitória."

    No entanto e apesar de ser uma conhecida recente, quando precisar de mim é só abrir a janela e gritar: JANITA!!...Num abrir e fechar de olhos estarei aqui...

    ResponderEliminar