sábado, 25 de março de 2023

A minha quinta!

 Eu sou um bicho da terra, gostava de ter muita, mas, infelizmente, tenho que me contentar com uns míseros 200 metros quadrados Ainda por cima tenho que subdividi-la em três partes distintas, uma reservada como "cagatório" para o meu bicho de estimação que atesta a verdade daquele ditado - quem muito come muito ca** e as outras duas para algumas culturas que tento levar a cabo e estão devidamente vedadas para que o dito animal lá não entre.

Num dos lados semeei favas que estão com fraca cara, o tempo chuvoso e com muito vento não ajudou nada e a falta de insectos para as polinizarem fez o resto, vejo por lá meia dúzia de vagens e é um pau.

O terceiro bocado está reservado para uns pés de couve galega e para algumas experiências que decido fazer de vez em quando. Espalhei por lá uma quantidade de sementes e não nasceu nada. Então, os feijões verdes para dar vagens não nasceu um único para amostra, deve ser da semente. Tenho um canteiro com salsa que está a ficar bonita com o calorzinho dos últimos dias E acrescentei, ontem, uma dúzia de pés de pimentos verdes. Por falar nisso, perguntei à mulher que mos vendeu se não tinha dos vermelhos e ela respondeu-me que os deixasse lá ficar até ficarem vermelhos, que a planta é a mesma.

Os pés de tomate coração, comprei doze, ao plantá-los eram 13, veio um de borla, Deus queira que o número não me traga azar. Plantei-os junto das favas que dentro de um mês já terão ido à vida. O terreno depois fica vazio e só cria ervas, no ano passado atirei para lá uns grãos de milho e colhi uma cesta cheia de espigas que servem para alimentar as galinhas. Como já não tenho idade para grandes empreitadas, enchi o terreno com árvores de fruto, mas só os limoeiros e laranjeiras dão fruto, o resto é uma desgraça. Só tenho uma pereira que está a abrir flor, estou com uma fezada que vou provar as peras este ano..

Lá ao fundo do quintal, na parte das experiências, tinha duas figueiras grandes, uma dava figos pretos a outra brancos. Cá em casa, excepto eu, ninguém gosta de figos e acabavam quase todos no papo da passarada pelo que há dois anos, peguei nas ferramentas e arranquei a dos pretos pela raiz e cortei os ramos todos à outra. Mas aquilo é árvore amaldiçoada, já nasceram ramos novos e é cada um com dois metros de comprimento. Já vou comer figos outra vez este ano.

No ano passado plantei dois abrunheiros, um de abrunhos pretos e outro de brancos. Talvez já abram flor este ano, mas ainda são muito pequenos, o primeiro ano foi para se adaptarem à terra e não cresceram nada, veremos este ano como correm as coisas. Pereiras, já plantei uma dúzia delas, mas como nunca dão a qualidade que escolhi, sou obrigado a arrancá-las. Há 22 anos que ando a plantar macieiras e todas secam ao fim de pouco tempo. Maças que são a minha fruta preferida tenho que ir comprá-las à frutaria. Para me correr tão mal a vida com as fruteiras costumo dizer que ALGUMA BRUXA ME VIU! 

4 comentários:

  1. Em vez de tanta explicação sobre o que tem e não tem, fazia como fez ali em baixo com os pés de tomate. Comprou nove pés já plantadoiros, passou 8 para vasos e ainda lá ficou um na embalagem por falta de vaso ou tempo. Nem precisou de muita conversa, porque uma imagem vale mais que mil palavras. Quando os tomateiros começarem a crescer, precisa transplantá-los para a terra e retirar-lhes o excesso de folhas para ficarem fortes, A essa 'operação' chama-se capar, sabia?

    Para que as sementeiras sejam de boa colheita a semente deve ser de qualidade, refiro-me ao feijão verde. Eu tinha rasteiros. Não precisava de estacas e não ficava cheia de brotoeja nos braços quando os ia colher.
    Agora deixei-me disso. O meu tempo de me entreter pelo quintal semeando e colhendo...já foi chão que deu uvas.
    Essa foto do cesto com figos deve ser de anos anteriores, pois agora, se os houver, são muito, muito pequenitos. A minha figueira levou uma carecada que só para o ano deve voltar a dar fruto.
    E dióspireiros, não tem? Eu tenho dois, para agora só têm folhas, é um fruto de Outono e ainda agora saímos do Inverno.

    Estou toda contente por a hora adiantar mais logo, detesto quando atrasa. E pronto! Se alguma bruxa o viu não fui eu. Tenho mais queda para santa...Bye bye.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Se agricultura não é a minha praia, já para comer fruta e legumes estou cá três vezes.
    Se fosse mais perto até o ajudava a comer os figos que não sendo propriamente uma fruta mas que eu gosto em particular.
    Abraço

    JR

    ResponderEliminar
  3. Cachorro Bonito!
    Eu tenho dois. Um casal.
    Gosto muito de cães.

    ResponderEliminar