terça-feira, 18 de maio de 2021

Um forno garantido!

 

Este tem uma certa semelhança com o que havia na casa dos meus pais.

Tenho andado a pensar em fazer um forno,
lá no fundo do meu quintal.
Gostaria de cozer pão à minha moda, pois estou farto de comer o que fazem
os padeiros e que cada vez me agrada menos.
Fazer uns bolinhos de farinha de milho, como fazia a minha avó,
com umas tirinhas de toucinho gordo em cima
e talvez assar umas peças de carne
ou até
um cabrito inteiro, quem sabe!


Se calhar, o forno ficaria mais parecido com este
do que com o outro, devido á minha pouca experiência como construtor
de fornos e coisas semelhantes.
Mas o que mais me trava este desejo é pensar que, muito rapidamente,
recuperaria os mais de 20 Kilos
que entretanto perdi e tanto me pesavam nas pernas.
O ano de 2019 foi uma martírio, andei de muletas
e não saía de casa sem uma bengala.
No último trimestre desse ano
entrei numa dieta rigorosíssima,
que durou mais de um ano
e só parou por causa da pandemia.
Passei fome, bebi água em vez de vinho, comi
farelo de aveia, em vez de pão e só assim me livrei de um fardo
que carreguei ao longo dos últimos 20 anos.
Por causa de umas tiras de toucinho
de um pernil de porco assado,
ou até um cabrito do monte, não quero voltar ao peso de antigamente.
É melhor esquecer essa ideia do forno!
Nem sei onde ir buscar o barro para o construir,
pois não é com areia e cimento que se constroem, ou os tijolos refractários
que também são precisos.
E li em qualquer lado que se deve juntar um kilo de açúcar
na massa de barro e areia fina,
para dar consistência (e não sei mais o quê).
É muita confusão para a minha cabeça, definitivamente, vou pôr a ideia
de parte. Hei-de arranjar outra distracção!

4 comentários:

  1. Quando era criança o meu pai construiu um num cato do salão ao lado do fogão. Como não sei. Sei que construiu primeiro uma bancada com tijolo e cimento. A casa era um barracão grande todo em madeira, com um salão de 11 metros de cumprimento. Nessa bancada ele construiu um forno parecido com o segundo, mas sem pés, pôs ao lado dois tijolos de cada lado colocou-lhe em cima uma grelha de ferro, ou de outro metal, eu não sei, e era o nosso fogão a lenha. Minha mãe cozia pão todas as semanas, mas sem tiras de toucinho ou qualquer outra carne.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Também na casa onde nasci havia um forno a lenha , onde se cozia pão todas as semanas . Não era muito costume pôr toucinho , mas com sardinha fazia-se várias vezes e que saudades tenho dessa broa com sardinha em cima .

    JR

    ResponderEliminar
  3. Se eu tivesse um quintal, há muito tempo já tinha construído um forno para coser o pão por mim amassado. Sem ter que comer o pão amassado por outros. Quando o meu pelotão foi para o Lunho, levamos farinha e fermento. O pedreiro construiu um forno. Estivemos lá cerca de 3 meses, todos os dias tínhamos pão, amassado por mim, cosido no dito forno. Caso contrário durante todo esse tempo não tínhamos comido pão.

    ResponderEliminar
  4. Corrijo: As palavras coser e cosido, para cozer e cozido!

    ResponderEliminar