domingo, 30 de maio de 2021

Parco nas palavras!

 Hoje, não pode evitar-se o comentário futeboleiro, visto que foi estabelecido quem é o melhor da Europa, ontem, no Estádio dos dragões. Para aqueles que sentem vómitos com o futebol tica-taca do Pepe Guardiola, foi uma alegria vê-lo perder para o Chelsea. Mais uma vez se prova que não há pai para os alemães, a sua disciplina e a capacidade de se excederem quando é preciso. O russo Abramovich arranjou um treinador alemão para substituir o aprendiz de treinador que foi jogador de Mourinho, treinador que escolheu três avançados também alemães, Werner, Havertz e Rudiger e pronto, eles os quatro deram conta do recado. Levaram a taça para Londres e envergonharam a cara do Guardiola, dito o melhor treinador do mundo. Até o Mourinho (que anda por aqui de férias) deve ter sorrido ao ver a estrela do seu rival empalidecer, depois de ter sido quem mais se esforçou por não deixar a sua brilhar (pelo menos enquanto ambos treinaram em Espanha).


Vi esta imagem nas notícias de hoje e tentei interpretá-la sem grande sucesso. Eventualmente trata-se de uma imagem feita em Cabo Delgado (pelo menos a notícia apontava para isso), mas a rapaziada que foge em todas as direcções não tem cara de terroristas, mas parecem assustados pela possibilidade de serem decapitados pelas hélices do helicóptero. Mais parece a cena de um filme que uma passagem da vida real. As coisas em Cabo Delgado estão muito longe de estar resolvidas e se forem provocadas, como eu penso, pelo descontentamento popular para com o partido no poder, não vai ser nada fácil chegar lá. Partido único dá nisso, corrupção ao mais alto nível e desigualdade social gritante. Os membros do partido vivem na maior, mas a população em geral estava melhor no tempo do Colonialismo.

5 comentários:

  1. De salientar que a frase 'A população em geral estava melhor no tempo do Colonialismo' aplica-se - com excepção a Macau - a qualquer ex:Província Ultramarima Portuguesesa incluindo a Metrópole... Portugal recebeu 9 milhões de euros por dia em fundos comunitário durante 25 anos para simplesmente fazer do partido socialista uma Organização Criminosa... Ser pobre na Europa em 2021 é uma escolha politica e na minha opinião os portugueses escolheram democraticamente o seu destino. Que se aguentem!

    ResponderEliminar
  2. A final da Liga dos Campeões europeus, ontem, disputada no Estádio do Dragão, cidade do Porto. Para os elementos da equipa vencedora foi alegria. Enquanto que para os elementos da equipa vencida foi tristeza. Para mim um ou outro tanto faz, Quem mais terá lucrados foi a hotelaria e a restauração. Os ingleses invadiram a cidade Invicta e lá deixaram algumas libras que bem falta fazem ao comercio local.
    Quanto à guerra em Cabo Delgado-Moçambique, no tempo do colonialismo já viviam em guerra. Não sei se seria melhor daquela em que vivem agora. Não estou lá para ver. Por isso não posso afirmar se vivem pior ou melhor.
    Estive sete anos em Angola e vi como os pretos por alguns colonos eram tratados abaixo de cão.

    ResponderEliminar
  3. A situação em Cabo Delgado é dramática. Enquanto afetou a Total, foi notícia. Agora já se fala cada vez menos.

    ResponderEliminar
  4. Nao eram so os colonos que maltratavam os autoctones.Eu em LM tinha um amigo Alferes " africano" que chorava porque magalas incultos e eletrados ,nao lhe obedeciam as ordens e hoje e precisamente essa racalha que vota ps .

    ResponderEliminar
  5. Coisas do destino
    sem fim à vista
    como foi assassino
    o regime fascista!

    ResponderEliminar