segunda-feira, 31 de maio de 2021

Campeões da Europa!

De regresso à Europa, o destino foi Portugal, primeiro no Porto, onde também foi campeão, e depois para um dos "grandes" de Lisboa, o Benfica onde se senta ao lado do técnico brasileiro do São Paulo, José Carlos Bauer, ex-jogador dos Mundiais de 1950 e 1954. Este conta-lhe que viu uma grande promessa em Lourenço Marques, Moçambique. Béla Guttmann manda um emissário e em dias, no final de 1960, Eusébio da Silva Ferreira chega a Lisboa.
Final do Torneio de Paris, 1961. Béla Guttmann, desespera na final contra o Santos de Pelé, que vence por 3-0 no intervalo. A 20 minutos do final, coloca para jogar o Pantera Negra, Eusébio, que marca três golos seguidos. Guttmann dizia a Eusébio e aos seus outros jogadores: "Metamos três golos e já veremos". Este marca então três golos na partida, vencendo o Santos o prestigioso torneio por 6 a 3. O Jornal France Football titula "Eusébio 3 - Pelé 2".[7] Béla Guttmann e Eusébio, à parte de ganharem os campeonatos portugueses, fariam do Benfica uma das melhores equipas da Europa nos anos 60. Foi o apogeu e o final feliz da grande história de Béla Guttmann.



Foi em 31 de Maio de 1961 que o treinador húngaro, Bela Guttmann, conquistou a segunda Taça dos Campeões para o Benfica, contra o Barcelona, faz hoje 60 anos (a primeira tinha sido no ano anterior contra o Real Madrid). Onde estaria eu, em 31 de maio de 1961? A trabalhar, claro, no meu primeiro emprego, como «Apontador Têxtil», depois de uma vida de estudante que tinha ocupado os últimos 10 anos da minha vida. E quanto ao futebol, era assunto que não me preocupava muito. Benfiquista era, desde que ingressei no Colégio de Cernache, pois foi lá que me ensinaram a sê-lo. Não me perguntem como nem porquê, pois não saberia responder. Talvez porque houvesse mais colegas do sul que do norte, ou talvez algum benfiquista ferrenho entre os meus amigos mais chegados e eu quisesse fazer equipa com ele, não sei, a minha memória já não chega lá.
Mas isso pouco importa, ser benfiquista é como uma doença que uma vez apanhada não tem cura. E hoje é um dia para recordar as vitórias do Glorioso. Depois da Taça dos Campeões veio a Taça Intercontinental, disputada contra o Santos de Pelé e como reza na Wikipédia (ver acima), foi Eusébio 3 - Pelé 2 e a Taça está no Museu do Benfica para quem quiser ir apreciá-la.
Força Benfica !!!

1 comentário:

  1. Tempos que já lá vão,
    sonha, continua a sonhar
    o Benfica será campeão
    no próximo ano se calhar?

    ResponderEliminar