segunda-feira, 24 de maio de 2021

Entretanto ...!

 Enquanto fico à espera de saber se o JJ continua ao leme do meu clube, ou vai mandar porcos para o Alentejo, tenho que escolher outro assunto que me inspire para vos fazer companhia no dia a dia. Como aquilo que me aflige é o GLORIOSO que é um grande clube, eu escolho falar de coisas grandes. E a primeira que me veio à cabeça foi a Joana Vasconcelos. Ela é grande e só cria grandes obras. E quando digo grandes não me refiro à sua nota artística, mas sim ao tamanho físico, dimensional. Ora vejam a imagem que se segue.


Não é grande? Por coincidência, eu tenho uma filha que nasceu no mesmo ano da Joana, em 1971, e é igualmente grande! Fiquei a pensar nos porquês da coisa. Terá o ano de 1971 alguma característica especial que possa ter influenciado o crescimento destas duas raparigas? Talvez um fenómeno cósmico que não tenha chamado a atenção do mundo, mas tenha afectado de qualquer maneira as suas mães, durante a gravidez. Elas moravam a mais de mil quilómetros uma da outra, mas isso não é nada se estamos a falar do cosmos!


A minha filha é funcionária pública e especializada em "educação dos jovens". A Joana é uma artista plástica que só cria grandes obras, como por exemplo, este galo de Barcelos que vêem na imagem acima. Vejam só o tamanho do bicho, quando comparado com as pessoas que estão ali a admirá-lo.


Ou este sapato que é quase do tamanho do edifício que não é nada baixo. É assim a Joana, coisas pequenas não a cativam e vai daí só pensa em objectos XXL. Cada tolo com as suas manias, digo eu que me perco por ditados populares. Ai não é mania? É arte? Pois que seja, a mim isso não me afecta nada, o que me põe doido é o Benfica a fazer cenas tristes e dar razão àqueles que passam a vida a gozar à sua custa.


Mas falando de galos e de Barcelos, isso toca-me de perto, pois sou também oriundo dessa linda cidade minhota (cuidado que em italiano esta palavra é muito feia), onde há galos por todo o lado. Eles nascem nas olarias, vão todas as quintas-feiras para a feira, são vendidos como lembranças da cidade e aos turistas como símbolo da Nação Portuguesa. Estes são galitos pequenos que cabem num bolso e que podem servir de enfeite, em cima de qualquer móvel, ou até de pisa-papeis.

Galos gigantes só o da Joana e este todo esticadinho que podem ver na imagem acima que a Câmara Municipal "plantou" na maior rotunda de Barcelos - rotunda grande, galo grande, está-se mesmo a ver a lógica da coisa - que fica a noroeste da cidade. O artista plástico que o desenvolveu também deve ter a mania das grandezas, como a Joana. Será que também nasceu em 1971? Isso explicaria muitas coisas!

3 comentários:

  1. Desde que visitei o Museo de Arte Reina Sofia que fiquei traumatizado. Onde outros vêm 'arte' eu vejo é um Rei que vai nú... Um exemplo 'da tal arte' são as vigas de ferro em Matosinhos que custaram um dinheirão aos contribuintes. Infelizmente 'arte para otários' e artistas corruptos é o que temos mais.

    ResponderEliminar
  2. Com dizia o outro que nenhum presidente do município das Caldas da Rainha se lembre de a convidar a fazer um monumento por lá.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Não o mandes guardar porcos para o Alentejo. Morraça como essa há por lá muita aos pontapés. Pensa mas é mandá-lo para o deserto pentear camelos. Ou então manda-o para África que é para se borrar todo a fugir com medo dos jacarés!

    ResponderEliminar