quarta-feira, 21 de abril de 2021

O «MAR» é o nosso destino!

 


Quatro quintos do planeta Terra são constituídos por água, rios, lagos, mares e oceanos, sendo estes últimos a maior parte. Quem os dominar será o dono do mundo. Portugal fez isso na Idade Média e todos conhecemos o resultado. Agora começa uma nova fase em que o nosso país também quer estar na vanguarda. Trata-se de investigação científica, o estudo do mar em pormenor para conhecer e preservar os eco-sistemas que podem salvar a humanidade, num futuro não muito distante.

O navio que vêem na imagem vai ser, hoje, lançado à água, em Vila Real de Santo António, e começar a operar de imediato no plano científico que originou a sua construção. Terá valências que nenhum outro navio tem e testará novas ferramentas para análise e estudo do fundo do mar.

Não ficará sob a alçada da Marinha de Guerra Portuguesa, mas sim do Ministério da Ciência e Tecnologia, tal como a lancha rápida da GNR, lançada à água no ano passado, sob a égide do Ministério da Defesa. É o "tal" mundo novo que é preciso inventar para salvar o Planeta e preservar a Humanidade.

1 comentário:

  1. Ainda bem que nao fica dependente d'um Ministerio, pois fictivos ex: a Suiça nao tem mar e tem um ministerio , Portugal nao tem justiça e tambem tem um Ministerio . Nao temos Porta-avions e almirantes a granel . Nao s´investe na industria , mas sim nos amigoas da falcatrua, tudo isto e o fruto da democracia socialista .

    ResponderEliminar