sexta-feira, 30 de abril de 2021

A corrupção e os seus agentes!

 Ser juiz em causa própria é coisa que é proibida por lei. Então como é possível propor, aprovar e publicar uma lei que prevê perseguir e punir quem está a fazê-la? Como é isso que o nosso governo e também o parlamento estão a fazer, tudo leva a crer que vai resultar em nada, como tem acontecido até hoje com todas as tentativas levadas a cabo.

O Marcelo, o Costa e o Ferro Rodrigues são os culpados desta situação e deviam ser encostados à parede para não fugirem com o cu à seringa. Já estão a falar de 15 anos como máximo de prazo para os crimes prescreverem e esse é o primeiro erro. Crimes de corrupção que lesem o Estado não deveriam ter prazo de prescrição. Criminoso desse tipo só a morte o poderia livrar. E se houver fortunas envolvidas (obtidas por processos fraudulentos) a responsabilidade deve passar para os herdeiros, até o Estado ser ressarcido dos prejuízos causados.

A coisa começa mal e tenho quase a certeza que vai acabar pior. A Ministra da Justiça já veio falar em perdão e acordo com os criminosos e isso não augura nada de bom. Ainda não cometeram o crime e já estão a preparar a sua defesa. E se houver muitos juízes como o Ivo Rosa, no fim ainda levam um louvor, em vez de irem para a pildra.

Abaixo podem ver dois gráficos resultantes de uma sondagem feita a propósito deste assunto. Aí está expressa a opinião dos portugueses (em que eu me incluo).

83% dos portugueses acham que os políticos
não são fiscalizados como deveriam ser.

62% dos portugueses acham que não há capacidade
para levar a cabo essa fiscalização.

E pronto, está tudo dito. Estamos mal e assim continuaremos, pois não há ninguém isento para fazer uma lei que preste, nem para fiscalizar o seu cumprimento, ou prender e punir os culpados.

2 comentários:


  1. As culpas são dos que lá estão, dos que já lá estiveram e daqueles que para lá irão. Porque toda a gente quer enriquecer. As leis são feitas a favor dos ricos. Porque a porra do povo que nunca foi nem nunca será unido, não tem poder para evitar o enriquecimento ilícito. Resumindo e concluindo, as culpas são de todos em geral!

    ResponderEliminar
  2. Portugal está num pantano. Só nas últimas 24 horas surgem mais 2 escandalos: A contínua mentira do Procurador Europeu exposta por Bruxelas e a expropiação ilegal de propriedades privadas em Odemira... De quem é a culpa?! Dos que teimosamente votam em corruptos e dos idiotas que nem sequer votam... Soluções?! Bastava que metade dos emigrantes portugueses da Venezuela regressassem com eleições a seguir e tinhamos o problema resolvido. De outra maneira vamos ter que esperar que a crise se mantenha e o dinheiro se acabe...

    ResponderEliminar