terça-feira, 27 de agosto de 2024

Pontapés na Gramática!

 A minha publicação anterior é a que cumpre o meu dever de aparecer por aqui todos os dias. Eu sei que há pessoas (e robôs) que me vêm espreitar todos os dias e não quero desiludi-los esbarrando com a publicação que já leram ontem.

Mas decidi voltar aqui, pois ouvi uma menina bonita dizer uma coisa que não perdoo a quem tenha feito com aproveitamento a 4ª Classe da Instrução Primária. E por culpa dela e muitos outros "artistas" que povoam as nossas televisões decidi inaugurar uma rubrica a que chamei «Pontapés na Gramática» e do qual esta é a primeira publicação. Mas haverá outras e na próxima vez vou apontar o dedo a quem der o dito pontapé.

Este fica no anonimato e não é a primeira, segunda ou terceira vez que o oiço. Trata-se do velho ditado que diz: meter a pata na poça.

Já é um erro trocar a palavra pata por , mas levo isso à custa da boa educação que a menina (ah, era uma menina que estava no uso da palavra) queria mostrar aos seu ouvintes. Mas pronunciar a palavra póça, em vez de pôça, é que não lhe perdoo. A Fonética é a ciência que estuda os sons da nossa Língua e todo o bom português é obrigado a conhecê-la e respeitá-la.

1 comentário:

  1. Como não sou, nem tenciono ser, uma Edite Estrela e sei que no melhor pano cai a nódoa, vou meter a viola ao saco...e ficar caladinha no meu canto a ver .

    ResponderEliminar