quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Os grandes comunas!

 


O Jerónimo de Sousa vai ser operado amanhã e toda a gente espera que corra bem e ele volte a tempo de fazer ainda alguns dias de campanha, antes das eleições. E se não correr bem?

Hoje, deu-me para pensar nisto. E se o homem morre - todos haveremos de morrer um dia - e tem que ser substituido? Quem será o próximo dono da cassete?

O Álvaro Cunhal dominou durante uma vintena de anos, a seguir ao 25 de Abril, e instaurou o sistema da cassete, em que as mesmas frases eram repetidas até à exaustão. Seguiu-se o Carlos Carvalhas, durante uma porrada de anos e, a seguir a ele, o Jerónimo de Sousa que dura até hoje. Há uma regra no partido que proíbe a ocupação cargos de liderança depois dos 70 anos de idade. Mas o Jerónimo, por razões que desconheço, passou por cima disso e mantém-se no cargo. Será preciso sofrer um AVC para passar o testemunho a outro?

E quem seria esse outro? Talvez o senhor que aparece na imagem acima, pelo menos é o que parece mais bem preparado para a função, trilhando o mesmo caminho dos velhos comunas à moda de Moscovo que já nem em Moscovo existem mais. Os comunistas mais modernos, com ideias mais frescas são os do Bloco, fundado pelo Francisco Louçã, mas isso não fez com que o velho e carrancista PCP desaparecesse do mapa.

Venha quem vier, a mim não me diz grande coisa, pois com o Comunismo não quero nada, ou melhor, quero distância!

1 comentário:

  1. Nunca compreendi a lógica de um komuna. Em Cuba fui parado na Imigração por ter o passaporte cheio de carimbos. O funcionário desconfiou que era 'um agente ao serviço do capitalismo' e só depois de muitas explicações e pesquizas lá nos meteram outro karimbo. Para quem vive com senhas de racionamente agradecem tudo o que o turista pode deixar para trás... O Socialismo não funciona e nunca vai funcionar. No nosso caso - estou a ver que depois de 3 bancarrotas e de terem empurrado o nosso pais para uma pobreza com níveis assustadores e atingido uma dívida que nem os netos a irão conseguir pagar - ainda vão ganhar as eleições. Dia 30 o melhor é antecipar 'os aleijadinhos do regime' e ir votar antes deles.

    ResponderEliminar