quinta-feira, 30 de maio de 2019

A milagrosa «Physalis»!

Aqui há uns anos, começaram a aparecer no meu quintal umas plantinhas que nunca tinha visto. Deixei-as medrar e quando os frutos amadureceram descobri que eram iguais a uns que vira na Feira Nova à venda a 24€ o Kilo. Perguntei para que era aquilo usado e responderam-me que na culinária, em especial na pastelaria. Soube que se chamava physalis - ainda não ganhou um nome em português - e que tinha um sabor agridoce. Isto descobri depois de trincar algumas colhidas das tais plantas nascidas e criadas no meu quintal.
O próximo passo foi que essas plantas começaram a invadir o meu quintal, propagavam-se com uma facilidade nunca vista e como cada fruto tem uma infinidade de sementes dentro de pouco tempo não havia mais nada a não ser physalis. Perguntei se alguém gostava daquilo e a resposta foi negativa. Pensei na hipótese de os colher e vender, mas surgiu-me um problema, vendê-los a quem e por que preço. Sem resposta para isto e porque a invasão dessa planta já me estava a dar mais problemas que alegrias, agarrei numa enxada e ... era uma vez um campo de physalis.
Durante dois ou três anos, ainda me foram nascendo algumas dessas plantas, mas eu arrancava-as à nascença para não proliferarem. Agora, estou livre delas, acho que não restou uma sequer para amostra. Hoje, ao dar a minha habitual volta pelas notícias, li que estão a usar esse fruto, ou algum derivado dele, para tratar da doença de Ahlzeimer e Parkinson. E pensei cá com os meus botões que burro que fui ao destruir tal riqueza que me tinha vindo parar a casa sem eu nada ter feito para isso.
Mas a vida é assim mesmo, não vale a pena chorar sobre o leite derramado. O que sabes hoje não sabias ontem, por isso aproveita bem o que aprendeste e dá-lhe o melhor uso que puderes. A universidade da vida é a melhor escola. Para quem não conhece essa planta que veio da Amazónia e o seu fruto, deixo aqui em baixo uma série de imagens elucidativas.








4 comentários:

  1. Eu conheço essa planta, desde há muito tempo a esta data. Em Vila Nova de Milfontes, na casa onde costumo passar férias, na horta tem algumas. Já comi, mas não aprecio muito!

    Boa Quinta-feira. Hoje dia da espinha é feriado municipal em Vila Franca de Xira!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto bastante desse fruto. Não costumo comprar não sabia que era tão caro, mas quando estou em Lagos tenho uma amiga que tem algumas no quintal e sempre me dá.
    Pode ser que o vento que trouxe as primeiras sementes volte a trazer-lhe mais.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre tive na minha horta e só crescem no sítio que eu quero! Em minha casa toda a gente adora, cheguei a comer meioKg por dia, agora derivado às grainhas já não posso comer mas levo-as para casa e é vê-las marchar, os diabéticos deviam comer bastantes, com essa cor amarela das últimas imagens são uma delícia.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Por vezes vejo realmente essa fruta por cima dos doces , e ate já vi á venda nos supermercados , mas se faz bem quando vir novamente , vou saber o preço e até talvez compre.
    JAFR

    ResponderEliminar