sexta-feira, 31 de maio de 2019

Mudança de vida!

Não tenho nada para dizer, a não ser que hoje é o último dia de Maio, amanhã entra Junho o mês dos Santos Populares, da sardinha assada e dos piqueniques à beira-rio. Por algum tempo acabou-se o futebol e é preciso encontrar algum divertimento para ajudar a alegrar os dias da nossa vida. Para amanhã, ainda temos a final da Liga dos Campeões, em Madrid, e durante a próxima semana, a final da Liga das Nações, no Porto e em Guimarães, depois acabou-se, os futeboleiros vão todos de férias e estudar com os seus agentes a passibilidade de arranjar um contracto mais vantajoso do que o que tiveram na última época.
Estava a pensar no que escrever a seguir, mas apareceu-me uma mensagem a dizer que tenho que desligar para fazerem a actualização do Windows 10 que é obrigatório. Isto é uma escravidão do caraças, a gente compra o computador e fica preso a eles para toda a vida. Bem, deram-me um quarto de hora para acabar o que estava a fazer, não posso demorar muito mais.
Até logo, se não me perder por outro lado ainda passo por aqui outra vez, antes de ir para a caminha.
Vida difícil !!!

quinta-feira, 30 de maio de 2019

A milagrosa «Physalis»!

Aqui há uns anos, começaram a aparecer no meu quintal umas plantinhas que nunca tinha visto. Deixei-as medrar e quando os frutos amadureceram descobri que eram iguais a uns que vira na Feira Nova à venda a 24€ o Kilo. Perguntei para que era aquilo usado e responderam-me que na culinária, em especial na pastelaria. Soube que se chamava physalis - ainda não ganhou um nome em português - e que tinha um sabor agridoce. Isto descobri depois de trincar algumas colhidas das tais plantas nascidas e criadas no meu quintal.
O próximo passo foi que essas plantas começaram a invadir o meu quintal, propagavam-se com uma facilidade nunca vista e como cada fruto tem uma infinidade de sementes dentro de pouco tempo não havia mais nada a não ser physalis. Perguntei se alguém gostava daquilo e a resposta foi negativa. Pensei na hipótese de os colher e vender, mas surgiu-me um problema, vendê-los a quem e por que preço. Sem resposta para isto e porque a invasão dessa planta já me estava a dar mais problemas que alegrias, agarrei numa enxada e ... era uma vez um campo de physalis.
Durante dois ou três anos, ainda me foram nascendo algumas dessas plantas, mas eu arrancava-as à nascença para não proliferarem. Agora, estou livre delas, acho que não restou uma sequer para amostra. Hoje, ao dar a minha habitual volta pelas notícias, li que estão a usar esse fruto, ou algum derivado dele, para tratar da doença de Ahlzeimer e Parkinson. E pensei cá com os meus botões que burro que fui ao destruir tal riqueza que me tinha vindo parar a casa sem eu nada ter feito para isso.
Mas a vida é assim mesmo, não vale a pena chorar sobre o leite derramado. O que sabes hoje não sabias ontem, por isso aproveita bem o que aprendeste e dá-lhe o melhor uso que puderes. A universidade da vida é a melhor escola. Para quem não conhece essa planta que veio da Amazónia e o seu fruto, deixo aqui em baixo uma série de imagens elucidativas.








quarta-feira, 29 de maio de 2019

A guerra do mato!

Publié le 27.05.2019

Près de 50 personnes ont été tuées lors d’un massacre organisé par le groupe armé 3R dans le Ouham-Pendé dans le Nord-ouest de la république. Se trouvant à la frontière avec le Tchad et le Cameroun, les deux pays pro-français, la préfecture de Ouham-Pendé devient ces derniers temps un territoire…


As Nações Unidas enviaram o contingente de tropas portuguesas para o noroeste da República Centro Africana, na tentativa de localizar e controlar o grupo de rebeldes que assassinou as 50 pessoas referidas na notícia acima.


O local em questão fica tão perto da fronteira do Chade e dos Camarões que a esta hora os bandidos armados responsáveis por essa barbárie já vão longe. De qualquer modo, o perigo de um confronto com as nossas tropas é bem real e todo o cuidado é pouco.


Munidos das tão nossas conhecidas AK-47 os rebeldes passeiam-se impunemente por entre a população (do mato) que nada tem com que se defender além das catanas que usam para ir à lenha.
Desejo toda a sorte do mundo à nossa rapaziada. Já morreram demasiados jovens portugueses nas matas africanas.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Hora das grandes decisões!

Estão aflitos para nomear um presidente para a Comissão Europeia.
Nenhum candidato lhes serve!
É fácil, escolham-me a mim que estou 100% desocupado.
E quanto ao ordenado, aceito metade do que ganha o actual.
Aceitam ou estão a fazer-se de esquisitos?

O segredo é a alma do negócio!

A divulgação pública do relatório preliminar da auditoria da EY à Caixa Geral de Depósitos (CGD)veio aumentar as preocupações dos banqueiros e supervisor relativamente à designada “lei da lista dos grandes devedores” que irá estar no centro da discussão política esta terça-feira.
Ferro Rodrigues reúne pela manhã, às 10h30, com a mesa da Assembleia da República para discutir o destino a dar ao “relatório extraordinário” entregue na semana passada pelo Banco de Portugal e que contém informação sensível sobre os grandes devedores em situação de incumprimento junto dos bancos que receberam fundos públicos nos últimos 12 anos.

Onde há 6 mulheres, não há segredo nenhum

Espero que a informação sirva para alguma coisa e não apenas para justificar mais uns milhões perdidos a favor de qualquer investidor mal preparado a quem os amigos da política ajudaram a ir buscar à CGD ou outro banco sujeito ao mesmo risco.
Uma coisa que me parece curta é a pena para quem prevaricar. Se o segredo puder valer muito dinheiro (e nestas coisas há sempre muito dinheiro envolvido), talvez valha a pena passar um ano à sombra, ou pagar os 240 dias de multa que é uma ninharia.
Espero que o socialista Ferro seja tão bom a defender essa lista, como o Ferro que joga no meu clube a defender a área encarnada. Isto até Outubro, pois após essa data outro Presidente da Assembleia será escolhido e este (muito secretamente) já pode ir bufar a informação aos ouvidos de um qualquer amigalhaço que o ajude a melhorar a reforma a que já tem direito.
Isto é só má-língua, façam de conta que eu não disse nada! 

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Põe-te a pau, Macron!


Que ela já canta vitória!
Meia dúzia de países, com a França à frente, venceram a disputa com os crónicos do costume e puseram a Europa em alvoroço.
Só na Alemanha o partido da Merkel (que já pediu a reforma) se mantém de pedra e cal.
Estou curioso para ver o que vai provocar no Reino Unido a vitória do Brexit Party.
Enfim, políticas!

Eleições europeias!


Hoje, foi dia de eleições para o Parlamento Europeu. Mais do mesmo, daquilo a que já estamos habituados. Uns quantos foram para a praia - que estava um rico tempo para isso - outros não quiseram ir às urnas, porque já se convenceram que tanto vale fazê-lo como não. Eu fui, sou um teimoso e continuo a acreditar que só votando resolveremos o nosso problema.
Os PURP, PNR, Basta, Livre e outros que tais continuam a não chegar a 1% e deviam ser banidos, pois os votos que lhe caem na conta deveriam engrossar as percentagens de outros. A Lei Eleitoral precisava de ser profundamente modificada, mas quem é que vai nisso. Os partidos que compõem o Parlamento nunca a aprovariam e, por protecção, nem permitem que isso seja discutido. Esse é o nosso grande problema.
Estas eleições, para nós portugueses, têm pouca importância. Não são os 8 ou 9 deputados do PS, ou os 7 ou 8 do PSD que vão modificar o jogo de forças que existe no Parlamento Europeu, mas se todos os pequenos países deixassem de votar a coisa seria ainda pior. Seria a Alemanha, a França, a Itália ou o Reino Unido (se decidirem ficar connosco) a decidir o nosso futuro comum. Por essa razão temos que continuar a comparecer na hora de votar e tentar que a correlação de forças na Europa se mantenha a favor dos mais desamparados (como nós).
Estive até agora à espera dos resultados finais, mas como a coisa demora ... desisto. Amanhã, leio o resultado nos jornais. Já vi que os conservadores do Reino Unido levaram uma coça de todo o tamanho. E que o Brexit do Nigel Farage teve um bom resultado, +/- 27%, o que quer dizer que a saída talvez se confirme e mais depressa do que esperávamos. Não vai ser nada bom, nem para uns nem para outros, mas eles é que sabem, conforme fizerem a cama nela se deitam!

sábado, 25 de maio de 2019

O Sérgio aziado!

Pela segunda vez este ano, o Porto perdeu a taça para o Sporting. É de ficar na merda, mas ... um homem não pode esquecer a boa educação. Aquilo que o Sérgio Conceição fez, deixando um membro da tribuna presidencial de mão estendida, é imperdoável. Se não me engano, é a terceira vez que toma atitudes semelhantes nos últimos tempos. E assim perde toda a razão, por muito que custe a todos os portistas e por melhor treinador que ele seja.
A mim era-me indiferente que ganhasse um ou outro, mas acabo por ficar mais contente por ter perdido aquele que se tem portado mais mal. Não só o treinador, mas também o presidente do clube e alguns dos jogadores que, de vez em quando, têm tomado atitudes pouco apropriadas de gente bem educada e respeitadora das regras de cidadania. Por outro lado, não gosto da forma de jogar de alguns dos jogadores do FCP, acho-os violentos e sem o mínimo respeito pelos adversários que, em última análise, são profissionais como eles e merecem todo o respeito. Não conheço outra equipa de futebol da I Liga que se atire às canelas dos adversários como a do Porto. Fico muito contente por saber que metade deles entraram em campo, hoje, pela última vez. Não me deixam a menor saudade.
Estive a assistir à final da Taça do Rei, da vizinha Espanha e fiquei (também) contente por o Barcelona ter perdido para o Valência, onde pontifica o nosso conterrâneo e ex-benfiquista Gonçalo Guedes. O Barcelona é o maior, o Barcelona tem o Messi, o Barcelona ganha tudo. Alto, não é bem assim, ainda há dias foi corrido da Liga dos Campeões e hoje viu a taça voar para Valência, sem lhe valer a ajuda do Messi e outros que tais. Gostava de ver o Messi rumar a outras ligas para ver do que era capaz e o que aconteceria ao Barcelona sem ele. Um só jogador não faz um clube ganhador, é o conjunto, a harmonia do plantel que conduz a esse resultado.
Por último, os nossos putos, com algum sacrifício, ganharam aos coreanos por 1 a 0 e seguem na corrida. A eles e ao seu treinador Hélio desejo o maior sucesso. Estamos para o futebol, hoje em dia, como estávamos para a navegação e os descobrimentos nos tempos do Infante D. Henrique.
Viva Portugal !!!

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Eu bem avisei!

Que os resultados das eleições europeias, no Reino Unido, iriam provocar mexidas no governo e nas direcções dos partidos mais envolvidos na luta.
A Theresa May que por portas ou travessas já deve ter conhecimento dos resultados (que só serão revelados no domingo à noite, 22.00 horas se não estou em erro) adiantou-se e apresentou o seu pedido de demissão. Entrega a batata quente ao seu sucessor, seja ele quem for (e não vai ser fácil escolhê-lo) e retira-se para assistir de poltrona ao que os seus pares britânicos decidirem sobre o seu futuro face à Europa.
Eu não quero crer que o «boca-grande» do Nigel Farage vai levar a sua avante e sair da UE à força e sem qualquer acordo, mas pode bem acontecer. Há uma guerra sem fim entre os membros do Partido Conservador, assim como também no Partido Trabalhista, ninguém está satisfeito com aquilo que tem. E quando assim é, as mudanças não podem ser evitadas.
Esperemos para ver, já que aqui não acontece nada, isto não passa de uma geringonça bem oleada que tem que seguir em frente, pois não há outro caminho.

É uma alegria vê-la subir!

Que felicidade é vê-la subir!
Antes que comecem a pensar naquilo que está a subir e os vossos pensamentos enveredem por mau caminho, deixo-vos aqui uma imagem que não deixa lugar a dúvidas.


O Trump tem feito a vida negra a muita gente, ou também se pode dizer que há muita gente a fazer a vida negra ao Trump. De uma maneira ou de outra, as bolsas mundiais deram um tremendo de um trambolhão e as carteiras dos investidores desvalorizaram uns bons milhões. Quando a tendência inverter o curso, esses milhões regressam às carteiras dos investidores, só que não aos mesmos. Pelo caminho ficam os papalvos que se arriscaram sem saber onde se meteram, enquanto os mestres da coisa embolsam aquilo que os outros perderam.
É sempre a mesma coisa na Bolsa, os manobradores da alta finança orquestram uma descida até ao inferno e depois compram a preço de saldo aquilo que os medrosos venderam com medo de perderem tudo. Depois, com as suas repetidas compras, levam as cotações a subir até onde estavam anteriormente. E nessa altura voltam a vender amealhando as mais-valias. Um ciclo infernal que se repete uma e outra vez sem parar, um autêntico carrocel.
Hoje, antes da abertura, em Frankfurt, todos apostavam que o índice atingiria os 12.000 pontos, mas seria difícil imaginar que pouco depois das 10.00 horas já estaria a chegar aos 12.060 pontos. Que alívio, que rica sexta-feira!

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Isto é uma festa!

Os ingleses têm que ser sempre diferentes. Quase todo o mundo vota ao fim de semana (para não prejudicar o andamento das coisas do dia-a-dia) e eles, para marcarem a diferença, votam na quinta-feira, amanhã. Parece que estas eleições para o Parlamento Europeu não têm qualquer interesse para eles, pois já têm um pé fora da Europa, mas não é bem assim. Muita coisa pode ficar decidida, depois de serem conhecidos os resultados que vão funcionar como um referendo encapotado. Se a votação nos Conservadores for um fracasso, é quase garantido que vai fazer cair o governo e a Primeira Ministra May.
Também se espera que a votação nos Trabalhistas seja um fracasso, o que deixará o J. Corbin sem tapete para aguentar a luta contra os Conservadores pela supremacia no Parlamento. E, segundo as sondagens, serão os partidos pequenos a marcar forte presença e dar indicações quanto ao futuro.

Este melro não faz uma foto sem mostrar os dentes!

O carismático Nigel Farage deixou o UKIP (Unites Kingdom Indepence Party) e fundou o «Brexit Party» que traduzido à letra para português significa «A Festa do Brexit». Na lógica, a soma dos votos no antigo e no novo partido deveriam dar o mesmo resultado que o UKIP conseguiu nas legislativas, uma vez que os aderentes ao novo partido vieram do UKIP, mas há quem aposte que  somarão muitos mais votos e que vão complicar a vida aos dois velhos partidos que há muitos anos se alternam no poder, Tories e Labour.
Se vai ser uma festa ou não e quem vai deitar os foguetes, veremos amanhã à noite. Eu estou muito curioso! E depois dos foguetes veremos o que acontece ao Brexit. Pode ser que as coisas acelerem e apareça uma solução.

Luanda!

Conhecem aquela anedota sobre as gruas enormes que se vêem, há muitos anos, em Luanda?


Um belo dia, aterra um turista em Luanda, apanha um táxi para o centro da cidade e lá chegando vira-se para o motorista do táxi e pergunta:
- Diga-me uma coisa. Porque existem tantas gruas na cidade?
O motorista, negro inculto e inimigo figadal dos portugueses a quem acusa de todo o mal que acontece ao povo de Angola, responde:
- Foram os portugueses que foram embora e levaram as chaves das gruas com eles!

terça-feira, 21 de maio de 2019

Dizia Voltaire!

Na vida, existem dois tipos de ladrões:

1- O ladrão comum: é aquele que rouba o seu dinheiro, a sua carteira,o seu relógio, o seu cavalo, etc.
2- O ladrão político: é aquele que rouba o seu futuro, os seus sonhos, o seu conhecimento, o seu salário, a sua educação, a sua saúde, as suas forças, o seu sorriso, etc.

A grande diferença entre estes dois tipos de ladrões, é que o ladrão comum escolhe-o a si para roubar os seus bens, enquanto o ladrão político é você que o escolhe, para ele o roubar.
A outra grande diferença, não menos importante, é que o ladrão comum é procurado pela polícia enquanto o ladrão político é geralmente protegido pela polícia.

Pense bem antes de escolher o “seu“ ladrão...


O Povo é quem mais ordena?

Não, não é.
Quando nos mandam votar para aprovar uma lista de candidatos escolhidos pelas elites dos partidos, claro que não é o Povo - o famoso Zé Povinho - que escolhe quem quer que o represente em Estrasburgo. Tudo funciona como um Teatro de Fantoches em que o povo português faz o papel das marionetas.
Estive a ler o resultado da última sondagem, onde se chega à conclusão que o PS pode perder ou ganhar 1 deputado e o mesmo para o PSD. Ora porra para isto - digo eu para os meus botões - tanto trabalho, tanta despesa, tanto bate-boca para tão pouca coisa. No cômputo geral, um deputado a mais ou menos não tem qualquer influência nas decisões tomadas pelos setecentos e tal que se vão sentar no Parlamento Europeu. Até perdi a vontade de me deslocar ao sítio onde vão colocar as urnas para receber o meu voto. É que, na verdade, cada passada que dou me provoca dores que sou eu que tenho que suportar e já vi que estas eleições não valem esse meu sacrifício.


Isto faz-me lembrar o caso do Reino Unido que também vai votar convencido de que isso não lhes serve de nada. Elegem os seus deputados no domingo e no próximo mês de Junho abandonam o cargo, pois esperam (convictamente) que o BREXIT ganhe e saiam da UE. Olhem para o riso (a bandeiras despregadas) do Farage e sua acompanhante.
Isto é que vai aqui uma açorda !!!

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Dia Mundial da Abelha!


Elas picam e a picada dói que se farta!
Mas também fazem o mel que é tão docinho!
Agora correm o risco de desaparecer e o mundo inteiro está preocupado com isso. A culpa é dos agroquímicos usados sem rei nem roque que os controle. A produção em série justifica tudo e o lucro das empresas químicas é quem mais ordena.
Até eu lhes sinto a falta. Há 20 anos até pousavam no prato, enquanto a gente almoçava (ao jantar não, pois de noite não voam), eram tantas que provocaram no meu neto mais velho uma fobia que o levou ao hospital algumas vezes. Agora é raro ver uma. Zangãos e vespas asiáticas passam-me à frente dos olhos, de vez em quando, mas as abelhas são cada vez menos.

O Clube da minha terra!

Hoje, tenho uma palavra para o Varzim Sport Clube que (com alguma sorte) evitou a descida à 3ª Divisão do futebol nacional. Um clube que militou na 1ª Divisão durante tantos anos, parece impossível como chegou ao ponto de estar "quase" despromovido da 2ª Divisão e mergulhar num campeonato de amadores sem qualquer peso no desporto-rei do nosso país.
Eu próprio já pertenci aos corpos gerentes do clube e sei as dificuldades por que passam estas associações desportivas com a falta de meios. O Varzim viveu sempre à sombra dos mestres das traineiras desta cidade de pescadores e uma vez que a pesca passou à história (desde os tempos do governo cavaquista), foi-se a principal fonte de receita. A receita de bilheteira não chega para nada e a cotização dos sócios também não. Assim, o clube não tem meios para investir nos jogadores que tenham a qualidade suficiente para manter o clube num nível aceitável.
E para militar na 3ª Divisão, mais valia liquidá-lo. Ao ganhar o jogo de hoje, contra a Académica, ganharam um balão de oxigénio que dá para mais um ano de vida. Daqui a um ano ... veremos!

sábado, 18 de maio de 2019

Custou, mas ganhámos o caneco nº 37!

Estive a dormir a sesta, como puderam ver pela publicação anterior, mas acordei a tempo de ver o jogo, desde o primeiro ao último minuto. Até consegui ver a pouca vergonha dos últimos minutos do jogo Porto-Sporting, mas isso agora não interessa nada. O que interessa é ganhámos e bem e vai por aí uma festa indescritível pelos quatro cantos do país. Assim se vê a grandeza do Gloriosos SLB.


A festa começou ainda dentro do estádio, logo que o jogo terminou. Não vou gastar o meu latim para vos contar como foi, porque as televisões vão-se encarregar de vos encher a casa com as imagens do que se passou no estádio e fora dele.


Seferovic (que habitualmente trato por Esferovite) foi uma das ferramentas para chegar ao título. Se não me engano é o melhor marcador da época 2018/2019 e bom jeito nos deu a sua habilidade em enfiar a bola dentro da baliza dos nossos adversários.


O grande obreiro do 37 foi, sem dúvida, o Bruno Lage, treinador que substituiu o Rui Vitória a meio da época. Não é que eu não gostasse do Vitória, mas há alturas em que só a troca de treinador é capaz de resolver o problema. Assim, os dois repartem o título, 50% para cada um, e ficamos todos felizes e contentes.


Figuras indissociáveis do grande Benfica são, o Barbas, o Bispo, o Índio e outras figuras que, de vez em quando, nos aparecem nos écrans do televisor. Com eles a festa fica mais colorida e não podia de o trazer para aqui.


Aspecto (arrumadinho) da Catedral da Luz antes de começar o jogo. Não há dúvidas que é o estádio mais imponente de Portugal e com 64.000 pessoas lá dentro fardadas a rigor é um autêntico inferno, como costumam chamar-lhe.


Ao presidente do Benfica chamam "Orelhas" e à taça que ele carrega chamam "Orelhuda", assim ficam os dois muito bem juntos.
Viva o Benfica!
Viva o campeão!

Zzzzzzzzzzzzzzzz !!!


Zzzzzzzzzz
Zzzzzzzzzz
Zzzzzzzzzz

sexta-feira, 17 de maio de 2019

O sonho comanda a vida!


Enquanto espero pelo dia de amanhã, deixo os meus pensamentos voarem até um lugar de sonho, onde haverá sempre uma mulher bonita para me fazer companhia.
Venham comigo ou fiquem onde estão, conforme vos dê maior prazer.
Espero voltar a tempo da festa do Marquês!

quinta-feira, 16 de maio de 2019

O Sérgio é assim mesmo!


O Sérgio é assim, enerva-se com facilidade. Ora com uns, ora com outros, com pessoal do seu clube ou dos adversários, ele não é de se ficar quando lhe pisam os calos. A bronca que arranjou, ontem, no Olival (campo de treinos dos morcões, em Gaia) teve o seu quê de caricato. Os juniores do Benfica foram lá envergonhar a cara dos recém-nomeados «Campeões da Europa», ganhando o jogo que os levaria para o 1º lugar da classificação, a 3 jornadas do fim. Isto é demais para qualquer adepto ferrenho do Porto. Os dragões quando perdem deitam lume pelos olhos. E se for contra o Benfica, então nem se fala.
O Sérgio, como treinador da equipa senior, estava presente e também não gostou de ver a sua equipa perder. Mas, para piorar tudo, foi o seu filho Rodrigo, que alinha nas hostes benfiquistas, a marcar o golo que deixou os dragõezinhos para trás. E aí, um misto de emoções encheu o peito do treinador, chorando por ver o Porto perder e rejubilando por ver o seu rebento coroado de glória.
No meio deste turbilhão emocional há um palerma qualquer na bancada que insultou o Rodrigo com quantos nomes lhe vieram à ideia e até cuspiu na sua direcção. O Sérgio levantou-se e deitou as unhas ao energúmeno e tiveram que o segurar para não ir a vias de facto. Veio ao de cima a sua condição de pai que não deixa que ninguém lhe toque na sua cria.
Um portista de gema, como é o Sérgio, com um filho a brilhar na casa do inimigo vai ter que tomar uma atitude para não ficar sujeito à crítica dos adeptos do Porto e que pode passar por abandonar o clube já na próxima semana. Defender o filho ele pode, mas defender um benfiquista é-lhe totalmente proibido.
Vida difícil, hein!!!

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Já não falta muito!

Dentro do campo rola a bola, fora do campo as palavras!
Nota-se que o Pinto da Costa está "aziado" e dispara em todas as direcções para provocar os menos habituados às suas tácticas. O Sérgio Conceição tem preferido manter-se calado até ao próximo sábado e depois logo se vê. Ele não gosta muito de apanhar com a língua dos críticos e acha que já teve a sua quota parte. Eu acho muito bem que o faça e se, no próximo sábado, não quiser parabenizar o campeão, eu registarei isso no seu currículo.
Os comentadores que enchem as nossas televisões continuam a dar uma no cravo e outra na ferradura para dar razão às cores que defendem (ou a quem lhes paga). Uns, mais comedidos, lá vão reconhecendo algum mérito aos artistas da águia, outros, mais alienados, continuam a defender que o Benfica tem sido levado ao colo e que os árbitros são todos uns vendidos. Quem alinha pela cartilha do Pinto da Costa chama-lhes padres. Ao tempo que isto já dura, algum deles já deveria ter sido proposto para bispo.
Uns defendem a pés juntos que o 2º golo do Benfica, no jogo contra o Rio Ave, foi irregular, enquanto outros defendem exactamente o contrário. Alguém tem que estar a mentir nesta história, pois a verdade é só uma. Ontem à noite, parece-me que na SIC, o Rui Santos, essa sumidade nas leis futebolísticas, passou o serão a tentar convencer as audiências de que o golo foi irregular. A mim já pouco me importa e o resultado está feito e para trás (mija a burra) é que isto não anda.
Não vale a pena chorar! Sábado à tarde lá estaremos para ver quem leva o caneco e, nem vale a pena perguntar, espero que seja o meu Benfica !!!

terça-feira, 14 de maio de 2019

As minhas ideias!


Ao ler as notícias de hoje, cheguei à conclusão que o urso que se anda a passear pelo «Parque Natural do Montesinho» não gosta de eleições nem dos putativos candidatos a deputados. Ele é pardo, mas não é parvo. Durante a campanha eleitoral, na vizinha Espanha, decidiu que era mais aconselhável passar-se para o lado de cá da fronteira e não ser obrigado a ouvir as baboseiras que os candidatos deitam pela boca fora. Durante as campanhas dizem-se e fazem-se coisas que ultrapassam os limites da dignidade humana e só atura isso quem não pode evitá-lo. E o urso pardo nem humano é, mas sentiu que o melhor era encontrar um local onde não chegassem as vozes daqueles que gritam e lutam por um tacho, como se fosse a única coisa que importa na vida.
Durante o passado fim de semana, chegou aos ouvidos do animal o ruído de uma nova campanha que se inicia, desta vez em Portugal, e ele achou que tinha chegado a hora de atravessar de novo a fronteira e pôr-se a milhas dos candidatos portugueses e seus apoiantes, pois berram mais e fazem mais alarido que os espanhóis. Não o condeno por ter tomado essa decisão, a mim apetecia-me fazer o mesmo. Não há por aqui colmeias com mel suficiente que me convençam a ficar!
Fico a pensar se o urso terá mulher e filhos ou anda a passear a sua solidão por conta própria. É que coisa toma outros contornos se ele tiver que arrastar a família atrás de si nestas constantes andanças. A vida de urso não está nada fácil, se se distrai ainda lhe enfiam um balázio na pele!

domingo, 12 de maio de 2019

Penúltima jornada!

Vai uma festa danada em Vila do Conde!
Falta uma hora para começar o jogo. Tenho estado a ver o Porto que vai ganhando por 3 a 0, portanto cumprindo aquilo que se esperava dele. O Benfica, quando entrar em campo tem que fazer exactamente o mesmo, ou seja, ganhar que é aquilo que os fiéis adeptos esperam. Claro que do outro lado está um Rio Ave que envergonhou o Porto e fez o Sérgio Conceição sair do sério. Mas o Benfica, se quer merecer o título de campeão, tem que ser superior a tudo isso e carimbar uma vitória que "quase" lhe garante o título.
Bem, estou aqui a roer as unhas até ao sabugo e isso não adianta nada, mais vale ficar quietinho e esperar que o jogo comece e comece bem, ou seja, com um Benfica a marcar em primeiro lugar e, de preferência, no primeiro quarto de hora. Vocês façam o mesmo, esperem que eu, depois do jogo, passo por aqui outra vez para vos relatar as principais incidências do jogo. E desejem-me sorte!
-----------------------
Ora cá estou eu de volta!
O jogo foi um sofrimento até ao fim. E quando o Ronan meteu o segundo golo do Rio Ave, tal como tinha feita contra o Porto, o coração dos benfiquistas sofreu um baque que ameaçou fazê-lo parar de bater. E não faltou muito para haver um terceiro golo, já depois dos 90 minutos, que faria o Sérgio Conceição dar pulos de contente, por não terem conseguido fazer melhor que ele.
Muitas queixas da arbitragens, muitas acusações de roubalheira, conversa de penalties que ficaram por marcar e outras coisas que tais, mas vindo todas da boca de portistas, o que deixa logo muitas dúvidas da sua veracidade. Do meu lado, posso acrescentar que ficaram muitos cartões amarelos por mostrar aos jogadores do Rio Ave e quando por fim surgiram já deveriam ser os segundos e seguidos do correspondente vermelho. O Fábio Coentrão, como de costume, foi useiro e vezeiro a cometer faltas para amarelo e não levou nenhum. Até despiu os calções ao Samaris e nem uma admoestação do árbitro ouviu. E, para terminar este parágrafo, se houve erros, houve-os para os dois lados.
O que a mim me custa mais, é que os jogadores do Benfica jogaram e tiveram oportunidade de meter meia dúzia de golos e não aproveitaram. A mim não me importa que o adversário meta golos, desde que o Benfica meta mais que ele. Mas não os meteram quando tiveram oportunidade e no fim passaram os últimos cinco minutos com o credo na boca com receio do empate.
Vai haver sempre quem ache que o Benfica foi levado ao colo, mas depois de o árbitro apitar para o final não há mais volta a dar. Tem havido ao longo da História muitas opções que beneficiaram ou prejudicaram o Benfica, mas nada disso conta. Eu gostaria mais que o Benfica fosse campeão sem haver  estas questões que ensombram o mérito da equipa, mas se não puder ser de maneira maneira... também serve.
Para além de todas estas questões paralelas, o que interessa é que a vinda do Benfica a Vila do Conde arrastou milhares de adeptos (e as suas famílias) até à cidade, num autêntico dia de verão, que encheram as praias, durante o dia, e o estádio, à noite. Nos arredores do estádio havia dezenas de carrinhas a servir bebidas, bifanas e coisas semelhantes que fizeram parecer que a festa de S.João tinha sido antecipada.
Por muito que custe aos nossos adversários, com o Benfica é assim. Não há pai para o Benfica !!!

sexta-feira, 10 de maio de 2019

40 anos de serviço = 10 níveis!


O PS ora é de esquerda, ora é de direita, de modo a levar a água ao seu moinho. Hoje, na votação sobre a contagem do tempo dos professores, alinhou à direita, com o PSD e o CDS, para manter o seu plano de não lhes dar aquilo que eles, na realidade, têm direito.
Talvez as finanças do país não permitam que se gaste tanto dinheiro com os funcionários públicos, mas tem que haver alguma lógica nisso. Quando cá chegou a troika, foi aplicado um corte a toda a gente (a mim também). Para ganhar as eleições, há 4 anos atrás, o António Costa prometeu aos eleitores que ia repor todos os cortes a toda a gente.
Prometer á fácil, cumprir é que é um bocadinho mais difícil. Muita gente (eu incluído) viu a sua situação rectificada (mais coisa, menos coisa), mas houve outros, é o caso dos professores, ficaram onde a troika os deixou há alguns anos. E isso não tem qualquer explicação. E pior ainda, há professores a entrar agora no quadro que ficam com o mesmo ordenado que outros com 20 anos de serviço.
Mais do que discutir os salários e a capacidade que as finanças têm ou não para os pagar, acho que é necessário fazer uma revisão dos níveis a que cada professor tem direito. Aqueles que subiram de nível por terem dado graxa ao chefe talvez fiquem prejudicados. Uma escala de 10 níveis, correspondestes a 40 anos de serviço, significa uma subida de nível a cada 4 anos. E mais nada!

quinta-feira, 9 de maio de 2019

O jogador da Bolsa!


O «Manual do Bom Investidor» recomenda:
1º - Modere o seu entusiasmo, não compre antes do 3º dia de quedas!
2º - Modere o seu entusiasmo, não venda antes do 3º dia de subidas.
Como sempre, eu sou bom é a infringir regras e não a respeitá-las, por isso comprei ontem, em vez de esperar por hoje e lixei-me.
Gastei 40 mil em acções que reputo serem as melhores na Bolsa de Amsterdão e Paris e, com as quedas violentas verificadas hoje, já foram para o tecto mais de 3 mil euros.
A vida de um investidor é isto, ou deixar o dinheiro quietinho no banco do Paulo Macedo, sem ganhar nada e ainda por cima pagar despesas de manutenção, ou metê-lo na Bolsa e ficar a vê-lo andar aos saltos para cima e para baixo.
Agora resta-me esperar que as acções que comprei subam o mais alto possível e, nessa altura, passá-las de novo a patacos. Com alguma sorte, lá para Outubro, isso vai acontecer.

Mantém sempre a esperança
Pois tudo pode acontecer
Porque assim reza o ditado
Ela é a última ... a morrer !

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Os «Campeões»!

Ontem e hoje, terça e quarta-feira, foi dia de Liga dos Campeões. Aconteceram 2 jogos que foram duas surpresas que deixaram os fãs de boca aberta.
O Barcelona tinha ganho, na primeira mão, por 3 a 0. Ninguém acreditava, portanto, que o Liverpool fosse capaz de meter 4 golos, sem sofrer nenhum, para conseguir deitar abaixo o poderoso Barcelona do incrível Messi. Mas aconteceu e foi um espectáculo de se lhe tirar o chapéu.
O Ajax tinha ganho em casa do Totenham por 1 a 0, levando os fãs a acreditar que a segunda mão, em Amsterdão, seriam favas contadas. E, para dar razão a essa lógica, o Ajax ganhava por 2 a 0, ao intervalo. Ninguém duvidava já que a eliminatória estava ganha, uma vantagem de 3 a 0 no conjunto das duas mãos era um obstáculo, acreditava-se, intransponível para os infelizes londrinos. Puro engano, na segunda parte os rapazes do Totenham enfiaram duas bolas na baliza, empatando o jogo, e ao cair do pano marcaram outra vez, deixando os pobres rapazes de Amsterdão, que já davam a eliminatória como ganha, estendidos na relva, sem fôlego e com o sonho de ir à final completamente desfeito.
Dois grandes jogos de futebol que ficarão na História desta competição e a final será disputada por duas equipas inglesas. Não haja dúvidas que a Premier League é que dá cartas no futebol !

terça-feira, 7 de maio de 2019

Como está o tempo?

O tempo está instável, a condizer com a política de zigzag que o nosso governo vem seguindo. Montado na geringonça que tem a roda esquerda um pouco maior que a direita, o Costa vê-se aflito para manter o rumo, pois a força exercida sobre o volante é tão grande que quase o faz descarrilar a cada curva do percurso.


Desde Outubro de 2015, quando recebeu o governo das mãos do contrariado Passos Conejo, as derrapagens têm sido muitas e os gritos de alarme ou de pânico outros tantos, mas com alguma sorte tem conseguido evitar um acidente grave. Tanto os da esquerda, como os da direita tentam aumentar a pressão da rua roda para desequilibrar a geringonça e aproveitar alguma vantagem trazida pelo desequilíbrio da coisa, mas o Costa não tem cedido um milímetro. Ele tenta a todo o custo chegar à meta, daqui a 5 meses, ainda ao volante e convencer os eleitores a fornecer-lhe uma roda maior ainda, na tentativa de se ver livre de um dos contrapesos que tem carregado na actual geringonça.
Como se viu, há pouco tempo, em Moçambique, o Tempo, de vez em quando, prega-nos sérias partidas. E os políticos, como temos visto, um pouco por todo o mundo, pregam-nos sérias partidas também. Se estiver nas nossas mãos evitá-lo, neste caso não alinhando na abstenção, devemos fazê-lo.

domingo, 5 de maio de 2019

A luta continua!

O repórter da meia-noite, ontem, baldou-se ao trabalho e deixou os habituais leitores sem o comentário costumeiro. Isso deu-se por uma razão que eu devia manter secreta, mas admito que vocês já saibam qual é. Acontece que deitar foguetes antes da festa cria uma euforia enorme e cega as pessoas para a realidade. E depois vêm os azares com que ninguém gosta de lidar. Espero ir comemorar ao Marquês e então, nesse dia, será um regabofe total.


O Benfica tremeu um pouco, durante a primeira parte, ma depois tomou as rédeas do jogo e o adversário eclipsou-se. Há por aí uns quantos críticos que juram a pés juntos que o «Jogo da Mala» teve o seu ponto alto neste jogo e foi isso que deu asas aos avançados e centro-campistas algarvios. E afirmam que são milhões que viajam nessa mala de um lado para o outro neste país de tesos.
Eu estou admirado com o Rafa! Não dava um pataco furado por ele, achava que o treinador o mantinha a jogar por ordens muito claras de LFV que o queria na montra para ser vendido no verão e recuperar o dinheiro (milhões) investido nele e agora é ele que marca os golos, puxa pela equipa e faz os resultados. Ele corre que nem um louco, parece que tem duas ventoinhas nos pés que o impulsionam para a frente. Se ele continuar assim, quero vê-lo no Benfica por muito tempo.
O miúdo não encontrou o caminho da baliza, mas, em contrapartida, o "canivete suíço" regressou aos golos e bisou na partida. Uma equipa é mesmo assim, nem todos podem brilhar ao mesmo tempo, senão ofuscam a massa adepta. De vez em quando há um que sobressai e resolve o problema da equipa, garantindo a vitória. Veremos quem o fará na próxima jornada, em Vila do Conde.
Carrega Benfica! Et pluribus unum !!!

sábado, 4 de maio de 2019

Uns e os outros!

Não podemos refazer a história e nós não podemos cometer o que seria uma enorme injustiça, que era tratar os professores, os magistrados e os militares de uma forma diferente daquela que tratamos a generalidade dos trabalhadores da administração pública ou mesmo a generalidade dos portugueses”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, em entrevista à RTP.
Augusto Santos Silva salientou que o compromisso do Governo “foi ultrapassar a austeridade, virar a página da austeridade, repor as carreiras, repor o tempo a contar, não foi recuperar o tempo perdido.


Estas palavras proferidas pelo nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros, eminente socialista e amigo de António Costa seriam de louvar se não fossem ditas de maneira a impressionar os ouvintes e prepará-los para a retórica política da campanha eleitoral que se avizinha. Ele sabe que os funcionários privados são mais que os públicos e precisa de contar com os seus votos nas eleições de Outubro próximo. Os políticos estudaram todos pela mesma cartilha, quem não os conhecer que os compre.
Os partidos com assento parlamentar juntaram-se todos contra o PS na questão da reposição do tempo de carreira dos professores. O António Costa enervou-se e não viu melhor maneira de se vingar do que anunciar a demissão do governo. Uma autêntica palhaçada, pois ele sabe que a demissão não terá qualquer efeito. Faltam apenas 5 meses para as eleições que já estão marcadas e com um mês de férias pelo meio e os 90 dias de prazo mínimo que o Presidente da República tem para uma nova convocação não é possível fazer eleições antes da data que já está marcada. Tudo o que pode acontecer é o presidente aceitar a demissão e manter este governo em gestão até à tomada de posse do próximo.
O PS vai fazer todos os possíveis por capitalizar os votos dos professores, dos outros funcionários públicos e também dos privados, atirando com as culpas de tudo para cima do PSD e do CDS que são os verdadeiros culpados de todo este imbróglio, pois conviveram com a troika e quiserem ir ainda além do que a troika exigia em termos de cortes. E esquecendo-se que foi o seu partido, com o Sócrates a chefiá-lo que deu cabo disto tudo e mandou chamar a troika para salvar o país do afogamento. Não sei porquê, mas há um diabindo sentado aqui no meu ombro esquerdo que me segreda que o actual PM está a seguir o meu caminho, sem tirar nem pôr.
Mas, voltando ao que interessa e às palavras do ministro, que reproduzi acima, o salário médio dos funcionários públicos aproxima-se dos 1.500 € mensais, enquanto que o dos privados ainda vai longe dos 1.000 €. Esse é que é o verdadeiro sinal da injustiça e espero que os eleitores pensem bem nisso, quando ouvirem as patacoadas que lhes vão despejar na cabeça, durante a campanha eleitoral que já começou. Como diz o povo e com razão, uns são filhos da mãe e os outros são filhos ... sabe-se lá de quem !!!

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Ajudem-me a lembrar!

No ano de 1962 havia na Escola de Fuzileiros um Sr. Estríbio que não consigo lembrar-me se era Marinheiro, Cabo ou Sargento. Devia ter frequentado o curso de reconversão, pois era mais antigo que os primeiros fuzos de 1961. Lembro-me dele ligado à instrução, não recordo se da nossa recruta, ou do curso de Especiais.
Li na Revista da Armada deste mês que faleceu um CFR (Capitão de Fragata) da escola de 53 com esse mesmo nome. Será o mesmo que me lembro de ver na parada da Escola, em frente às formaturas?
Vou colocar a mesma pergunta no Facebook e ver se alguém me sabe responder.
Amanhã já é de novo sexta-feira, mais um fim de semana à porta. Antigamente, era uma festa, agora tanto me vale, pois todos os dias são domingos para os reformados! 

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Actualidades!


Eu queria falar do Sócrates e dos problemas legais que o afectam. Da casa na Ericeira, onde mora, mas que não lhe pertence. Do livro que não escreveu, mas pagou um montão de euros a quem o fez em seu nome. Do juíz Ivo Rosa que é mais amigo que o Carlos Alexandre. Do advogado que sofreu uma pesada multa por ter mandado a Tânia Laranjo tomar banho. Queria, mas não vou falar, pois já muita gente repetiu essas notícias.
Eu queria falar do Maduro que está a destruir o resto da Venezuela que o seu antecessor Hugo Chaves não conseguiu destruir. Do avião que ele tinha preparado para fugir para Cuba se as coisas esquentassem. Da Rússia e do seu presidente que lhe disse para estar quietinho que não ia acontecer nada. Do Guaidó que veio para a rua de megafone na mão motivar as massas, mas se esqueceu de mexer os cordelinhos para pôr os generais do seu lado. Do Trump que passa a vida a dizer que vai lá e põe tudo na ordem, em três tempos. Mas não vou falar, porque não tenho nada de novo para vos dizer.
Também queria falar dos coletes amarelos franceses que hoje arranjaram ajuda para pôr Paris a ferro e fogo. Mas, ao fim e ao cabo, tudo o que eles querem é pôr o Macron na rua e isso não vale. Ele foi eleito pelo povo e é presidente dos que gostam dele e dos outros todos. Paciência!
Também gostaria de falar do presidente do Benfica. E da suspensão de 90 dias que lhe foi aplicada. Para que serve esse castigo se ele não joga? Para o que interessa ao Benfica que é jogar e ganhar, ele faz tanta falta como uma viola num enterro. O futebol em Portugal é uma autêntica vergonha, não pelo jogo em si, mas pelos parasitas que gravitam à volta dele e o transformam nessa vergonha que todos reconhecem. E a maior culpa dessa situação é de quem está por cima dele, porque devia ser capaz de controlar essa situação e castigar quem merece. Mas não vou falar, mais vale ficar calado!
Eu queria falar do que aconteceu ao Iker Casillas. Dizer que o que lhe aconteceu foi muito mau para o homem que ele é, para o marido, para o pai de família. Que também é mau para o FCP que perde um activo valioso. Mas também não vou falar, pois vocês podiam adivinhar a minha alegria por ver o clube de futebol dos morcões ficar mais enfraquecido.
Estão a ver como, por vezes, mais vale um homem ficar calado?