domingo, 25 de dezembro de 2022

Natal de 64!

 

Ano em que começou o terrorismo - do ponto de vista dos moçambicanos foi a Guerra de Libertação - e eu tinha aceitado destacar para o Niassa, no lugar de outro camarada que, por questões de saúde, ou falta dela, estava impedido de o fazer. Assim como o Natal de 62 que foi marcante por ser o primeiro passado em África, este foi também um caso para nunca mais esquecer, turras do lado de fora do arame farpado, alguns camaradas de sentinela velando para que nós pudéssemos fazer a festa e nós a dar o nosso melhor para fazer daquele Natal um momento inesquecível.

A foto está escurinha, porque foi tirada perto da meia-noite e não havia iluminação pública em Metangula. Alguns dos amigos aqui presentes estão vivos, embora com saúde relativa, e outros já encetaram a última viagem (felizmente, nenhum deles com a ajuda dos "frelimos".

Aos que ainda vivem e têm vontade de continuar cá, como eu próprio, desejo um Bom Ano Novo e que daqui a 365 dias estejam cá comigo para receber a minha mensagem e me alegrarem a existência. A todos um «Bom Ano de 2023», sem Covid e outras maleitas, que lhes possam roubar a alegria de viver!

1 comentário:

  1. Um Bom Ano Novo para todos cheio de Propriedades, Saúde e Dinheiro para os copos... Na foto há um camarada que parece carregar um daqueles baús de porão de navio.

    ResponderEliminar