sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Água, muita água!

 O IPMA avisou que vem aí chuva da grossa para o noroeste de Portugal. Da seca extrema passámos para uma fartura que é preciso saber gerir. Se deixarem as hidro-eléctricas turbinarem à vontade, dentro de pouco tempo ficaremos na mesma, há que estabelecer regras e fazê-las cumprir.

Este é o aspecto da Barragem de Pisões antes de começarem as chuvas. Ninguém, em Montalegre, se lembra de alguma vez a ter visto assim.

Na próxima semana, depois de caírem as tais chuvas anunciadas, espero que este o aspecto da barragem como, aliás, eu sempre a conheci.

Na verdade, eu fartei.me de pedir ao S. Pedro que nos mandasse chuva e ele ouviu as minhas preces. Só que não contava que mandasse assim tanta de uma vez só. Aqui, no norte, já há cheias por todo o lado. E para quem vive à beira-mar a chuva só atrapalha e não tem serventia nenhuma, mal acaba de cair já está misturada com a água do mar.

E, no Baixo Alentejo e Algarve, onde ela mais falta faz, não tem caído nada. Devem ter muitos pecados os alentejanos e algarvios para o S. Pedro os descriminar desta maneira!

De resto, gostava de saber que contra-partida vamos receber das eléctricas pela fartura de água que têm à disposição sem pagarem nada por ela. Será que podemos esperar um bónus nas facturas dos próximos meses? Perguntar não ofende, pois não?

Sem comentários:

Enviar um comentário