segunda-feira, 4 de abril de 2016

É segunda-feira!

Nos tempos em que a malta tinha que levantar cedo, super cansada do fim de semana, para ir trabalhar, isso é que era uma dor de cabeça, agora todos os dias são sábados e domingos e dessas segundas-feiras ninguém se lembra já. Para recuperar a juventude alguns não se importariam de voltar a sofrê-las.
Mas, voltando atrás um passo, como é que os fins de semana são para descansar e o pessoal acaba mais cansado ainda do que estava na sexta-feira? Perguntei ao meu psiquiatra e a resposta foi imediata, à sexta o cansaço é mental, enquanto que à segunda é físico mesmo. De segunda a sexta descansa-se o físico e rebenta-se com a mente a aturar o chefe, por exemplo.
Eu deixei de trabalhar aos 59 anos, por força da situação nos têxteis e confecções, e o meu stressómetro estava no máximo, quase a rebentar. E posso garantir-vos que demorou mais de 5 anos a normalizar. Sonhava com o trabalho e os problemas dele decorrentes a noite inteira. E mesmo a dormir engendrava soluções para aquilo que no dia anterior tinha ficado por resolver. De manhã, depois de acordar, só me apetecia gritar - até quando é que isto vai durar, já chega, estou farto!
Hoje em dia, tudo o que me preocupa é se o Benfica e os seus mais directos adversários mantêm a mesma posição ou se algum deles perdeu pontos para os outros. Mas hoje nem isso está na ordem do dia, pois os meus adversários só jogam logo à noite e a questão ficou adiada por 24 horas. Uma certeza tenho, no entanto, o Benfica não perdeu pontos para qualquer deles. Eles que se desunhem logo à noite para poderem dizer o mesmo!


E para terminar vou lembrar-vos de uma história passada por volta de 1950, altura em que os automóveis eram raros e mal chegavam aos 50 kms por hora. Um viajante partiu de Lisboa a caminho de Évora e pouco depois de passar por Montemor, já cansado de tanta condução e a coluna a doer, parou junto de um chaparro, debaixo do qual descansavam dois compadres.
- Esta estrada vai para Évora, perguntou ele à falta de melhor assunto.
- Nã senhori, esta fica aqui que faz-nos falta!
Então boa viagem, quero dizer, boa semana a todos!

4 comentários:

  1. Ontem dei uma volta do caraças para levar a família a Coimbra, ao cabrito assado, que estava uma delícia, na próxima quarta lá tenho que dar a volta por Cantanhede outra vez, mas aí a conversa é a outra mensal que tu já sabes, vou abanando mas espero não cair, do buraco da A 14, já eu me safei, espero que o São Pedro feche as torneiras, para ter a liberdade de sair de casa.

    ResponderEliminar
  2. Hoje a ordem do dia é a divulgação dos nomes que fogem com o dinheiro ao fisco. E muita gente vai tremer em todo o mundo.
    Um abraço e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  3. Eu sem ser psiquiatra, identifico essa tua preocupação quando trabalhavas de amor ao trabalho. O trabalha não cansa, os alentejanos descansam no descanso e mandam os outros passear! Como fizeram os alentejanos de Montemor, que foram de todo bem educados. Vejam só, até desejaram boa viagem ao viajante, pela estrada que não ia para Évora, ficava onde estava, porque falta! Assim se começa bem o dia de segunda-feira, aqui onde me encontra chove e faz frio, mas também não me importo com isso, nem tão pouco me arrelio! Eu quero é viver em paz, e paz desejo a quem também me deseja. Acompanhada de boa saúde, porque senão for boa não presta e apetite para o manjar, acompanhado se possível de boa pinga. Como dizia o Jacinto, queres branco ou queres tinto, cheio!
    Boa segunda-feira e não se preocupem, porque o trabalho tal como o descanso nunca acabam nem azedam?

    ResponderEliminar
  4. Corrijo as palavras: Trabalha para trabalho, e onde me encontra, para encontro! Os dedos não têm olhos, clicam onde não devem!

    ResponderEliminar