quarta-feira, 24 de julho de 2024

Tempo de férias!

 Está todo o mundo de férias e eu aqui sem saber o que escrever para entreter os meus fiéis seguidores. Deveria eu também ir de férias e deixar arrefecer um pouco o disco do computador? Alguém sentiria a minha falta? Agrada-me pensar que sim, mas não sou narcisista nem me acho insubstituível!

De qualquer modo, não sei o que faria nas férias, uma vez que já estou de férias ininterruptas desde o verão de 2003, já lá vão 21 anos! Isto é que são férias grandes! Não gosto de praia, há muitos anos que não meto um pé na areia. Quando me sentia na obrigação de levar a família à praia, eu preferia as praias fluviais ou pequenas barragens, onde havia sempre uma árvore amiga debaixo da qual me podia estender e dormir a sesta.

E depois os filhos cresceram, começaram a ter os seus próprios gostos, tiveram os seus filhos e viveram a vida ao seu gosto sem contarem muito comigo. Agora tenho netos, já mais velhos do que eram os meus filhos, quando ainda iam à praia comigo. E esses têm outros gostos que já não se alinham pela vontade dos pais ou avós. É a chamada «Geração Tecnológica» que só tem uma ligação muito estreita com o telemóvel, tudo o resto lhes passa ao lado.

Falando de tecnologias, eles aconselharam-me a instalar o MB Way para ser mais rápido e prático a fazer pingar uns euros na sua conta, sempre que estão nas lonas ou a festejar aniversário, natal, etc.. Uma coisa que noto neles é que não dão qualquer valor ao dinheiro, mal o recebem desfazem-se dele em três tempos!

Amanhã é a festa de S. Tiago muito festejada da aldeia em que eu nasci, talvez lá vá passar o dia e relembrar coisas do passado, reencontrar velhos colegas da carteira da escola e sei lá que mais. Dizem os livros que o apóstolo Tiago andou por estas terras, nos primeiros anos da nossa Era, quando Jesus lhes disse para ir espalhar a sua palavra aos 4 ventos. Passou pela mui antiga e nobre Villa de Rates e daí rumou à Galiza, passando pelos limites, a oeste, da minha freguesia. Depois disso, voltou para Jerusalém, onde lhe cortaram a cabeça (no ano 44 AC).

Ter um apóstolo de Jesus, enquanto homem, a pisar as terras da sua aldeia não é para qualquer um, mas eu tive esse privilégio e tenho que dar-lhe a importância que ele tem. Amanhã vou pisar com as minhas sandálias a mesma poeira que pisou o apóstolo Tiago, há cerca de 2.000 anos. Espero que ele, lá de cima, do lugar importante que ocupa, me veja e me proteja no resto da caminhada que me separa dele. Em termos de eternidade é apenas um sopro, mas aqui na terra ainda podem ser uns anitos e preferiria passá-los sem grandes sofrimentos!

E é isto, boas férias para quem as está a gozar e bom descanso para quem, como eu, prefere o conforto da sua casinha com um pires de amendoins e uma cerveja fresquinha, paga ao preço comum e não aquele que cobram aos turistas!



7 comentários:

  1. Bom dia amigo
    S. Tiago pinta o bago e amanhã há que pintar o bigode .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Para a grande maioria dos portugueses Férias é tempo de repouso após um ano de trabalho. Para outros Férias é só quando o patrão arranja um substituto e para outros ainda Férias é só quando morrem... Votos de Boas Férias para todos!

    ResponderEliminar
  3. As fotos são da praia fluvial da Valeta? São bem bonitas. Boas férias. Diga-me uma coisa se Tiago foi um apostolo de Cristo e por aí passou pregando o Evangelho enviado pelo Mestre como é que morreu no ano 44 AC?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em inglês AC quer dizer Depois de Cristo

      Eliminar
    2. Não pude evitar uma valente gargalhada!! 😃
      Tem sempre uma saída airosa, este senhor!
      Se está a escrever em português, porque carga-de-água haveria de colocar AC e não DC? Realmente!...
      Provavelmente quem está a gozar as delícias dessas águas fluviais deve ser a família, porque como nos disse, e passo a citar, prefere:
      "o conforto da sua casinha com um pires de amendoins e uma cerveja fresquinha"...
      Também vou ficar por aqui, mas sem amendoins nem bejecas...

      Eliminar
  4. Todos os meus estão de férias mas para a semana já entrarão ao serviço. Eu já estou de férias há alguns anos e último elo de trabalho, dedicação e cuidado, soltou-se há 4 meses e agora faço o que quero.
    Boas férias!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar