quarta-feira, 21 de junho de 2023

Viva o verão!

 


Tinha pensado em escrever algo sobre «A Mulher e a Rosa», um olhar masculino sobre a questão mais complexa que existe, entender as filhas de Eva. Mas fui obrigado a mudar de planos por causa do dia especial que hoje vivemos e que merece que eu lhe dedique meia dúzia de palavras.

Hoje, é o solstício de verão, ou seja o primeiro dia da nova estação que agora começa e que é também o dia mais longo do ano. Aproveitem-no bem pois amanhã já os dias começarão a encolher, até ao Natal.

Toda a gente gosta do verão - bem, toda, toda não, há quem tenha que trabalhar a dobrar esse período - porque é tempo de férias, os dias são maiores e há tempo para tudo e mais alguma coisa. Romarias, concertos musicais em altos berros, noites com muito salero com as mulheres cheias de calor e com pouca roupa, além da cerveja fresquinha que, nos velhos tempos, era só deles, mas que agora também elas apreciam.

Lembro-me dos meus tempos de estudante, à espera que começassem as férias grandes. Escolas fechadas de 15 de Junho até ao fim de Setembro eram mesmo, mesmo umas férias de sonho. Mal começava o mês de Junho e a gente se remexia na carteira, incomodado pelo calor crescente, todo o mundo ansiava pelo início das férias grandes.

Agora que estou no inverno da vida - não há outra estação depois desta - já não anseio por férias, um bocadinho de energia para mexer as pernas já está bom para mim. Nesta idade, só podemos optar entre o sofá da sala ou a cama que está no quarto de dormis, por conseguinte mexer as pernas, de vez em quando, é uma espécie de férias na vida quotidiana. Ir até ao jardim ver os reformados, 500 metros para lá, outros tantos para regressar a casa, isto é o resumo resumido da vida de um velhote.

Não liguem ao que acabei de escrever, eu falo de contente! Vivam este dia como se fosse o último da vossa vida e amanhã ... repetem!

1 comentário: