segunda-feira, 12 de junho de 2023

À segunda também há futebol!



E Vicente Lucas ainda se pode orgulhar de ter sido contratado por Américo Tomás, o ex-presidente da República (1958), que também foi líder do clube do Restelo (1944), mas rezam as crónicas populares que foi Morais Cascalho, que serviu o clube durante 44 anos até morrer em 2019, que o trouxe a ele e ao irmão de Moçambique. A filha, Maria José Cascalho, trabalha nas modalidades do clube e esperou carinhosamente por Vicente Lucas.

... um olhar privilegiado para "o estádio mais bonito de Portugal" e "a melhor vista de Lisboa", onde ao Rio Tejo, a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei e o Mosteiro dos Jerónimos abraçam o Estádio do Restelo.



Ontem, o assunto foi futebol, tal como hoje continua a ser e me faz recuar até ao ano em que eu nasci. Vários acontecimentos ligam o antigo presidente da nossa república (e logo eu que sou um monárquico convicto) à minha pessoa e à minha vida. Como se pode ler acima, no ano em que eu abri os olhos para este mundo cão, presidia ao C.F. Belenenses o Sr. Almirante Américo Tomás. Cerca de 19 anos depois apanhou-me ele, em Lourenço Marques, incorporado na Parada Militar, de G3 em punho, obedecendo à ordem de apresentar armas. Ainda eu era um puto estudante, em Coimbra, quando o vi disputar e ganhar as eleições que o opunham ao General Sem Medo. Nunca saberei se ele ganhou a sério ou se as acusações de fraude eleitoral tiveram razão de ser. Agora, também isso já tem um valor relativo. Na revolução dos cravos, já eu me tornara num honrado trabalhador, assisti ao último capítulo da sua no nosso país, a fuga, sem honra nem glória, para o Brasil, onde ficou exilado durante alguns anos.

Como já devem ter percebido, tanto pelos textos e fotos (publicados aqui acima) o assunto é o Clube de Futebol Os Belenenses. Há 5 anos, por causa do desentendimento entre a SAD e o Clube este histórico clube de Lisboa foi jogar para as distritais, ficando a SAD com o plantel a jogar na I Liga, coisa que nunca se pensara pudesse acontecer. Mas, neste país de leis esquisitas e que para pouco servem, tudo pode acontecer. O Clube ficou com o estádio, mas sem uma equipa para nele jogar e dar alegrias aos seus sócios.

Este ano, o destino marcou a hora para o trafulha que lidera a SAD, levando a equipa que ele comanda para a III Liga. Depois disto, só lhe resta um caminho, desaparecer e deixar o lendário clube do Restelo continuar a escrever a sua história. Do outro lado, a esforçada equipa que lutou pela subida dos distritais à III Liga e este ano consegui trepar mais um degrau e entrar e aceder à II Liga do nosso futebol profissional. Pode ser que em breve os possamos ver a lutar pela subida à divisão maior do futebol e dar o seu contributo para uma melhor Liga.

O Vicente Lucas, de que fala o texto acima, é irmão do famoso Matateu que jogou no Belenenses, quando eu ainda andava na Primária e nada sabia de bola. Na boca do seu irmão o Matateu era inda melhor que o Eusébio a que juntando o Mário Coluna fazia o trio de jogadores moçambicanos mais badalados em Portugal.

Quando comecei a abrir os olhos para o futebol só havia 3 jogadores que viviam na minha cabeça, o Eusébio (Benfica), o Matateu (Belenenses) e o Travassos (Sporting), tudo o resto eram apenas sombras que que evoluíam em redor dos 3 grandes.

Desejo um feliz regresso do Belenenses à Liga Profissional e espero que consigam trilhar o seu caminho, em direcção ao futuro, com o maior sucesso! 

1 comentário: