quinta-feira, 8 de junho de 2023

Pouca sorte a minha!

 Sou cliente da NOS.
A NOS tinha o seu sinal de TV ainda na era do analógico.
A TDT veio mudar tudo e complicar a vida a muita gente, eu incluido.
Há dois dias recebemos a notícia de que, no dia seguinte, seria encerrado o serviço analógico.
Metade dos portugueses, desde Melgaço a Faro ainda não compraram um televisor moderno.
Ou seja, ontem acordaram sem TV, no ecran aparece apenas "Sem Sinal".
O remédio é ir comprar um descodificador digital e tentar a sua sorte.
Ou ir correndo à Media Market e comprar uma nova e mais moderna.
Foi o que fiz ontem e ainda me vi à rasca para sintonizar a bicha, ainda penso analógico.

Fui para a bicha da loja da minha zone e já lá estavam uns quantos que chegaram antes de mim. metade deles não queria comprar o aparelhinho (que até nem é caro, 15€) e argumentavam que era a NOS que tinha que resolver o problema, pois pagam a mensalidade na data certa e nada justifica estes custos extra. Se o serviço foi mudado, não foi a pedido do cliente, portanto ... a NOS que suporte os custos da mudança.

Mas o problema é muito mais complicado que isso, é assim como mudar dos comboios a carvão para comboios electricos, é mais moderno e mais bonito, mas custa dinheiro. A TDT (Televisão Digital Terrestre) foi aprovado pelo governo, há já alguns anos. Imagine o que aconteceu a um casal que morava na Aldeia das Dez, ouviu a notícia na televisão, mas não percebeu nada do que estava a ouvir, assim um pouco como nós ficamos a ouvir o Mário Centeno a explicar a razão de o BCE subir os juros e os bancos portugueses ficarem a rir-se na cara dos lusitanos. Os bancos podem subir para o dobro a prestação da casa porque o BCE subiu a Taxa Euribor, mas não podem subir para o dobro o juro que pagam aos depositantes. O dobro nem seria suficiente, pois o dobro de nada continua a ser nada, tal como 0 elevado ao quadrado não deixa de ser zero.

Pesquisem no Google, vale a pena conhecer a história desta aldeia

A Aldeia das Dez fica num buraco do concelho de Oliveira do Hospital, onde nem o sinal da RTP 2 chegava, quanto mais o da SIC ou TVI, quando foram criados para tirar Portugal da Pré-História da Televisão. Com o tempo lá foram arranjando algumas soluções para ver a telenovela, mas quando veio a TDT ficaram outra vez às escuras (como eu fiquei ontem). E sou um cliente importante para a NOS, pago um porradão de dinheiro para ter telefone, televisão e internet, acrescido de 6 cartões para telemóvel, tenho duas BOX, uma em cada ponta da casa, mas tenho mais 4 ou 5 televisões que se apagaram ontem e assim vão ficar, pois só a do meu quarto teve direito ao moderno DD (descodificador digital) que fui comprar por 15€

Mas esta minha publicação de hoje é assim a modos que uma reclamação pelo miserável serviço de internet que a NOS me dá. Na publicidade é tudo uma maravilha, serviço 5G com 100 Megas de velocidade garantida. Pois é, mas vejam na imagem acima a velocidade que hoje me chega aqui. Dizem eles que o falhanço é por causa do WIFI, pois só garantem aquelas condições em Internet fixa. Se não me doessem tanto as pernas, subia ao 1º andar onde está o router e o meu antigo computador de secretária (ai, como eu gostava de teclar naquele "old fashionned" teclado) para vos mostrar a diferença que nã acredito seja assim tão grande.

A assistência técnica da NOS já cá veio várias vezes e, na opinião dos diversos técnicos que por cá têm passado (os últimos eram brasileiros) eu tenho é que mudar de casa. A casa é muito comprida, quase 20 metros, e com várias intercepções que roubam o sinal ao cabo. Por isso já pago uma BOX em cada ponta da casa e ainda um amplificador de sinal, entre as duas, mas é como vêem, a coisa continua insatisfatória.

O que eu devia fazer era montar um armário com um repartidor de fibra óptica e reservar um par de fibras para cada divisão da casa. Um par de fibras na origem dá para repartir em 25 pares e aí acabavam de vez os meus problemas. Mas quanto me custaria isso? Só a Universidade do Minho, em Braga, é que teve direito a uma coisa dessas e é o Ministério da Finanças que paga a conta!

3 comentários:

  1. Bom dia
    Pois é amigo também eu fui obrigado a comprar o descodificador para a TV da cozinha e se quis também para o quarto já não custou 15 mas 24 € e sou um cliente que pago quase 100 paus por mês .
    JR

    ResponderEliminar
  2. Faça isso, sim. Ponha tudo a seu jeito nem que tenha de vender a casa e comprar outra, de preferência ali na zona da UM, pode ser que tenha fibra óptica de graça.
    Só assim vai deixar de se lamentar, como o patinho que se achava feio...e sem sorte.

    ResponderEliminar