quarta-feira, 7 de junho de 2023

São maneiras de ser, de ver e de fazer!

 


Cada vez penso mais a sério em abandonar o blog e ficar-me pelo Facebook ou Instagram, este último o melhor de todos pois é só pintar coracõezinhos de vermelho. A moda comanda a vida da nossa juventude e a juventude obriga-nos a segui-la e ter tento na mioleira. Gastar tempo a escrever recados para quê? A comunicação entre jovens é feita de likes e emojis, muito prático, muito rápido e muito moderno. O Instagram é o preferido da miudagem que eu conheço, a começar pela 3ª geração da minha família. Qualquer cena para eles é só "fotografa e envia" e a quantidade de likes recebidos uma espécie de sondagem na hora que atesta a sua popularidade (e mais nada).

Escrever não é com eles, desabituaram-se e arrancar-lhe duas palavras requer um esforço que só eu é que sei. E nós, os velhos do Restelo, que gostamos de escrever longas crónicas e grandes discursos para outros lerem e, por vezes, copiarem para armar ao pingarelho, é que somos os cromos que não souberam adaptar-se às novas realidades.

Eu tenho uma curta meia-dúzia de seguidores e/ou comentadores e, à minha volta, só vejo desistentes e blogas abandonados que não têm uma publicação, há anos. Alguns dos que visitam o meu blog são antigos combatentes da Guerra Colonial, camaradas da Marinha de Guerra e amantes de África, em especial, Moçambique. Mas sinto que a cada ano vou ficando mais só, o que se entende pela idade avançada de toda essa gente que andou pelo nosso império que perdemos, fará em 2024, 50 anos. Uns morrem desta vida presente (como diziam os abades, antigamente, ao registar os óbitos) outros morrem para a escrita e contacto com as outras pessoas, ou seja, desligam-se deste mundo que é o nosso (dos bloggers).

A Elvira, Deus lhe dê muita vida e saúde, é o último exemplo desta fauna em vias de extinção. A sua saúde e a do marido vêm, como é lógico, em primeiro lugar e obrigam-na a pôr de lado a escrita e os blogs de que gosta tanto, pois a mantêm ligada a um mundo que de outro mos não conheceria. O Eduardo é outro exemplo de um parceiro que me acompanhou durante anos. Fizemos juntos a guerra no distrito do Lago, província do Niassa, em Moçambique e, agora, a sua saúde deteriorou-se de tal modo que o forçou a retirar-se destas lides. E bem pena me faz! Pior ainda os casos como o do Querido cuja vida foi ceifada por um cancro na próstata, a doença masculina da moda.

Alguns blogs que visito com frequência comprovam esta tendência de abandono, uns são jornalistas reformados que ainda não aceitaram a sua nova situação (fora do mercado), outros escrevem publicações cada dia mais curtas e sem interesse.. E noto também que os 220 milhões de brasileiros, falantes da Língua de Camões, são quem mais motiva e puxa pelo bloguistas portugueses. Seja no amor pela Poesia ou muitos outros interesses que nem me atrevo a enumerar, de tantos que eles são, os brasileiros e mais ainda as brasileiras são os maiores e arrastam muitos portugueses atrás deles (os seguidores).

Ah, ia-me esquecendo do futebol que é quase uma doença pública no Brasil, mas é em Portugal que dá vida a milhentos blogas, onde cada um expressa as suas preferências ou dá livre curso às suas alegrias ou tristezas alteradas ou renovadas a cada jornada que passa. O Benfica, o Jesus ou o Vieira deram-me tópicos, anos a fio, para encher o meu blog. Com o andar do tempo, os camaradas da tropa e da guerra foram-se diluindo na minha vida, da família não gosto muito de falar, por conseguinte, ficou-me o amor pelo Benfica como mote principal para continuar a andar por aqui. Mas, como fazem outros que conheço, isso daria para uma publicação semanal e viva o velho!

Só de me lembrar que o Benfica só voltará ao activo, no início de Agosto até sinto arrepios. Vão ser dois meses difíceis de passar e com muitos posts de chacha, como este. Quando uma pessoa não encontra razão para viver é meio caminho andado para morrer. Estou quase a sentir-me assim, no que respeita à escrita!

3 comentários:

  1. Bom dia
    Como sou um dos seus seguidores, espero que essa ideia estapafúrdia não se concretize e enquanto puder continue a mandar os seus bitaites aqui nesta espaço .
    E pode ter a certeza que mesmo a si lhe iria fazer muita falta,caso termine .
    Abraço

    JR

    ResponderEliminar
  2. Acabei de chegar do HSJ aonde fui a uma consulta de rotina no serviço de oftalmologia. Apesar de haver greve do pessoal adminitrastivo, comigo correu tudo muito bem. Só não trouxe o papel com a data da próxima marcação, que virá mais tarde pelo correio.
    Tudo isto, que a si não interessa nada, só para dizer que vi lá mais ânimo do que vejo aqui.
    Resumindo e concluíndo, como já me falta paciência para ouvir queixumes e constatei que ao dono deste espaço não lhe interessa a interacção entre bloguistas e sim escrever, escrever...e ser lido, o que é óbvio a quem escreve, estas lamúrias não me fazem sentido algum...
    É como bem diz: "São maneiras de ser, de pensar e de fazer".
    Respeitemos pois essa máxima...
    Fui!

    ResponderEliminar
  3. Uma companhia de longa data - este blog. Espero que seja mais um false alarm... Saúde boa para o autor!

    ResponderEliminar