sábado, 19 de junho de 2021

Eu quero, eu quero!

 O Jorge Jesus é bastante limitado no que respeita à Língua Portuguesa e tem uma relação muito complicada com ela. Há quem diga que é por ser da Amadora, concelho dos arredores de Lisboa, onde foram parar as pessoas mais pobres e deserdadas da fortuna, cuja prioridade era garantir o pão-nosso.de.cada-dia, o que não deixava muito tempo para a escola e aprendizagem dessas coisas de meninos ricos. Mas pode apenas ser uma inabilidade nata ou o convívio com pessoas que também se dão mal com a Língua de Camões. Seja lá o que for, a verdade é que ele mastiga as palavras e cospe-as cá para fora de qualquer maneira, quase sempre a errada.


Hoje vou falar de outra particularidade do nosso treinador do Benfica - eu bem esperei que ele fizesse a mala e partisse para o Brasil, mas parece que ele não está pelos ajustes e vou ter que o gramar mais um ano - da maneira como ele conjuga o verbo QUERER. Eu quero é a primeira pessoa do singular, do presente do Indicativo e para ele a coisa fica-se por aí. A forma QUERERIA é muito condicional para ele e prefere ficar-se pelo presente e na primeira pessoa.

Para a próxima época, eu quero:

- 5 centrais.

- o Nzonzi.

- o Bernardo Júnior.

- mais um avançado.

Houve alguém, com responsabilidades no Benfica, que disse: - novas contratações só depois de resolver as saídas que estão em cima da mesa. Pois que eu saiba, ainda só saiu o Pedrinho e a lista é imensa. Mas ele tem pressa e não quer saber disso, antes do fim deste mês, começarão os treinos, a pensar no apuramento para a Liga dos Campeões, e ele só quer que lhe dêem mais jogadores. Os que tem nunca lhe servem e na Academia do Seixal não há nada que preste. Por isso, o uso do tal verbo querer na primeira pessoa do singular do presente do indicativo.

E os milhões que são precisos para tal? Existem? Arranjam-se? Isso não é assunto que lhe diga respeito, há outras pessoas a tratar disso. Até foi contratado o Rui Pedro Braz para ajudar a resolver esse problema, ele é o Sr. Sabe Tudo e tem uma Agenda cheia de contactos, dizem as más línguas. E será que ele vai travar o Jesus ou dar-lhe mais gás ainda? Será que o NZONZI e o BERNARDO já foram sugestões suas? Pode ser. Mesmo antes de entrar no Benfica (ele começou por negar que houvesse sequer contactos nesse sentido) ele já devia estar em contacto com o "grande amigo de longa data" de quem é, agora, colega de trabalho.

Enfim, um mundo de trafulhas e trafulhices com que eu não gosto muito de conviver, mas parece que não me livro dessa!

2 comentários:

  1. O Eu Quero. Olha que ele não é parvo. Sempre tenho ouvido dizer. Primeiro eu, depois eu, sempre eu e os outros que se lixem. Daqui para a frente, com o sabe tudo, então é que vão ser elas. Se queres continuar a ser benfiquista, queiras ou não queiras, tens que os gramar.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar