sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Morrer é o nosso destino!

 Nascimentos - 100 mil e óbitos - 90 mil seriam os números ideais para se renovar a população portuguesa. Em 2020, os nascimentos devem ter-se ficado pelos 85 mil e os óbitos devem ter ultrapassado os 100 mil. Visto assim, a frio, estamos a andar para trás. Mas a Covid-19 apareceu para baralhar isto tudo e levar as coisas para um nível nunca esperado.



Na imagem acima, podemos ver os números ao minuto. Até agora, decorridos 21 dias do primeiro mês do ano, temos 5051 nascidos e 6131 mortos. Mantendo esta média chegaríamos ao fim do ano com cerca de 90 mil nascimentos e 100 mil óbitos. Mas a gravidade da doença Covid-19 pode alterar estes números e muito, no que se refere aos óbitos. Nas últimas 24 hora morreram em Portugal 721 pessoas, o que daria um número astronómico se o multiplicarmos por 365. Qualquer coisa como 21 mil mortos por mês e 260 mil num ano. Espero que fiquemos muito longe disso, mas para o conseguir torna-se necessário travar o Corona a todo o custo.



Os nascimentos deste ano, com tanto confinamento (?), podem até aumentar ligeiramente. Quanto aos óbitos é impossível arriscar qualquer estimativa, embora esperemos que, com a entrada da Primavera e os efeitos da vacinação, a perda de vidas diárias reduza muito. No gráfico acima pode ver-se que, desde meados do século passado, os óbitos tiveram um crescimento constante. Do que temos já a certeza é que 2021 representará um salto considerável dos números, pois ultrapassaremos em muito os 90 a 100 mil que têm acontecido nos últimos anos.

Aos meus queridos amigos e leitores deste blog quero dar um conselho, ajudem se puderem (nem que seja apenas incentivando os mais novos a dar ao pedal) a aumentar o número de nascimentos e livrem-se de morrer este ano para não piorar as estatísticas!

4 comentários:

  1. Nem assim os chicos espertos têm emenda. Continuam a circular na via pública sem a devida proteção. Vezes sem fim recomendada por quem sabe o perigo que isso representa. Não sei se é tristeza, teimosia ou estopidez? Fatla de informação não é. Disso eu tenho a certeza!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Com um pouco de ironia. Temos mesmo de incentivar os mais novos , pois nós já não andamos de bicicleta .
    Bfs

    JR

    ResponderEliminar
  3. Bom dia meu amigo. Isso é preocupante.

    ResponderEliminar