terça-feira, 1 de dezembro de 2020

O casamento, a maratona!


 Talvez estivessem à espera que eu dissesse alguma coisa sobre o jogo do Benfica, ontem à noite, no Funchal. Na verdade não senti vontade nenhuma de falar para dizer mal do meu clube. Não sei de quem é a culpa, mas cada vez gosto menos de ver o Benfica jogar, faz-me voltar aos tempos do Rui Vitória e isso provoca-me dores de estômago.

Com maior ou menor dificuldade lá conseguiram trazer os 3 pontos para não deixar fugir os que vão à nossa frente na classificação geral. Fiquei de boca aberta com os comentadores televisivos, uns acharam que o Benfica fez um grande jogo, outros que jogou muito mal. Vê-se que envergam camisolas de diferentes clubes e são obrigados a seguir o rebanho, ou seja, dizer aquilo que mais lhes convém, mas a mim não me convencem, eu só acredito naquilo que vejo. E o que vejo é que o Jesus não cumpriu a promessa de pôr os jogadores a jogar o triplo. Gastou o triplo do dinheiro que gastaram os seus antecessores, isso sim, e o resultado é muito mau.

Estou mortinho que acabe este ano bissexto que é o culpado de tudo o que corre mal nas nossas vidas, até no futebol. Estádios vazios, clubes sem receita para compensar os seus gastos e todo o negócio paralelo que dava de comer a tanta gente, tudo isso ajuda a puxar para baixo o ânimo de atletas e adeptos. Vamos esperar que o sol da Primavera de 2021 acabe com este sacrifício e nos devolva a vontade de rir. E que o Jesus, uma vez na vida, acerte na escolha de jogadores que manda o Vieira comprar.

E depois deste pequeno desabafo, deixem-me justificar o título desta publicação. Nos tempos que correm, os nossos jovens juntam-se, mas não se casam. Assim torna-se mais fácil ir cada um para seu lado, quando as coisas começam a dar para o torto. Eu venho de uma família grande, com muitos irmãos, em que todos casaram "para a vida", não há "voltar atrás". Eu faço, hoje, 52 anos de casado e sei o quanto me custou chegar até aqui, mas isto é uma prova de fundo e a meta está no cemitério, portanto a prova só termina dentro de um caixão. Isto soa um pouco fúnebre, mas é a verdade e as verdades são para se dizer sem hesitações.

Na segunda geração da minha família, filhos e sobrinhos, tudo começou com casamentos, mas depois vieram os divórcios. Felizmente houve também alguns (poucos) segundos casamentos para não deixar a coisa parecer tão feia. No entanto, a geração mais nova que já passou a barreira dos 30, pôs de parte a ideia do casamento e limitam-se a juntar os trapinhos e "siga a Marinha". Não saiem  ao pai e tio que, embora a arrastar os pés de cansado, continua na maratona até alcançar a meta.

3 comentários:

  1. A corrida começa e acaba. Porque tudo o que tem princípio, também, tem fim. Não desanines, porque o Benfica, clube do teu coração, até ao fim do campeonato ainda te vai proporcionar muitos momentos de alegria.
    Ontem ouvi alguns comentadores no CMTV, do Sporting, do Porto e do Benfica, o do Sporting, e o do Porto, diziam que Jorge Jesus devia pedir despulpas à senhora jornalista. De certeza que, antes, não se olharam no espelho, principalmente o adepto do FCP.
    Na Sportv+, gostei de ouvir os comentadores e ver as imagens como foram marcados os golos do Benfica.
    Sporting, Porto, Benfica e Braga, todos ganharam pela margem mínima, que é para, justamente, não se rirem uns dos outros.
    Quanto aos casamentos, a nossa geração, cumpridora, tem sabido cumprir o contrato que perante o padre jurou ser para toda a vida.
    Já quanto a esta rapaziada da era dos computadores tem outras ideias!

    Bom feriado em casa, porque o Corona não perdoa.

    ResponderEliminar
  2. Parabens Camarade ! Te desejo imensas felicidades e que passes encore uns anos ao leme .
    Ah sim , os antigos tempos e me fazes lembrar uma historia : um casal divorciou-se perto dos 90 anos de idade e todos os vizinhos perguntavam; como e que voces fizeram isso com esta idade ? Responde o homem , foi para nao dar desgosto aos nossos filhos !...O ultimo vem de morrer ha pouco tempo !
    Bom fim de feriado e divirtam-se que a massa da Europa ja chegou .

    ResponderEliminar
  3. Parabéns. Que conte muitos mais. Eu fiz em agosto 51 anos de casada, o filho vive numa relação faz em Fevereiro 21 anos, tem duas filhas uma faz em Fevereiro 12 anos e a bebé com 15 meses. Agora diz que se vão casar quando batizarem a filha, não sei se é verdade ou mentira, para mim tanto faz, a relação é estável e eles são felizes, e isso é o que importa.
    Quanto ao Benfica, não se apoquente, ainda muita água vai passar por baixo da ponte até ao final do campeonato.
    Abraço, saúde e feliz Dezembro

    ResponderEliminar