terça-feira, 4 de agosto de 2020

Sitrep - 2020-08-03

Enquanto os ecos do Seixal vão repetindo as palavras do JJ por esse país fora ( ia escrevendo mundo, mas não acredito que a coisa passe para lá das nossas fronteiras), vamos falar de algo mais real e que eu tinha prometido não esquecer, a Covid-19 e as vítimas dessa doença oriunda da China (eu sou como o Trump, não perco uma oportunidade de enfatizar a origem do mal). Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o relatório da DGS apresenta 0 mortes, o número tão desejado e que custava a aparecer. Espero que, a partir de hoje, se vá repetindo com alguma frequência.


As notícias são como são, dependem muito de quem as escreve. Ontem voltou a falar-se que é possível que nunca surja uma vacina, nem tão pouco um tratamento eficaz para esta doença. Oh, gente de pouca fé! Então o Homem, ao longo de toda a História, não conseguiu sempre resolver os problemas de saúde que foram surgindo? Pode demorar algum tempo, mas acaba por acontecer, mais cedo ou mais tarde. Quem não estiver de acordo que me dê um exemplo que prove o contrário.


A descoberta da penicilina, a descoberta da vacina contra a raiva, os antibióticos e muitas outras descobertas estão aí para mostrar o que valem os nossos cientistas. O cancro é talvez a doença que nos vai dar mais dores de cabeça, mas os tratamentos existentes são cada vez mais eficazes e há uma pequena verdade de que não podemos esquecer-nos, quando chegar a nossa hora de partir não haverá como a evitar. Tudo tem um fim (mais cedo ou mais tarde).
O gráfico acima mostra a evolução diária dos óbitos, em Portugal. Tanto se falou na "curva" e no "planalto" e ao olhar para a imagem não me parece uma coisa nem outra. E isso de achatar a curva foi outra história só para encher telejornais!

4 comentários:

  1. Porque, tem de ser assim,
    terei, mesmo, de acreditar
    de que algum dia terá fim
    para a outra ceder o lugar.

    Neste mundo nem tudo é ruim,
    não se duvidando da realidade
    as noticias são, mesmo, assim
    cada um aldraba à sua vontade!

    ResponderEliminar
  2. Podemos nos fazer confiança na DGS ? Tudo isto















    Podemos nos fazer confiança na DGS ? Nao acredito , tudo isto e intox para fazer vir os turistas estrangeiros ! Nao temos gente sincera nem competente no governo . Pobre Povo que tais incompetentes tendes que suportar . Vos desejo boa coragem e apertem o cinto .



    ResponderEliminar
  3. Também acho que anda por aí muito velho do Restelo. Se em outros tempos em que a Ciência ainda era bebé, se conseguiram vacinas para a varíola, o sarampo, a raiva, a poliomielite, a pneumonia etc, porque se diz que nunca haverá vacinas para o covid? Para aterrorizar as pessoas?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  4. Em liberdade sem algemas,
    Pois,não tenham pena do povo
    porque o povo não tem penas
    muitos há que lhe são estorvo.

    ResponderEliminar