sábado, 22 de agosto de 2020

Já falta pouco!


Ontem, publiquei uma imagem que não corresponde ao exame que fui fazer. Esse chama-se Teste ou Exame de Holter, enquanto que este - que a imagem mostra - chama-se MAPA que quer dizer, simplesmente, Medição Ambulatória da Pressão Arterial.
O aparelhinho faz medições de 20 em 20 minutos, durante o dia, ainda tenho duas para fazer, antes de o desligar. De noite, as medições são mais espaçadas, mas passei a noite toda a acordar com os bips e o barulho do ar a ser insuflado na manga colocada no braço esquerdo. Para não dormir em cima dele meti-o debaixo do travesseiro, espero que ele tenha conseguido fazer as medições necessárias, senão ainda vou ser obrigado a repetir todo o processo.
A Hipertensão é algo de que sofre metade da população mundial, uns por uma razão outros por outra. Na minha opinião os médicos vão usando essa desculpa para nos manterem na sua "lista de pacientes" e assim justificar o que ganham. Bastava limitarem-se a dizer - tenha cuidado com o que faz, o que come e o que bebe, porque a sua pressão arterial está acima do normal. E vamos nós lá saber qual é o nosso normal!
No meu caso aconteceu assim. Um dia pedi uma consulta de recurso, depois das 18 horas, para não perder o trabalho, por causa de uma gripe ou constipação, coisa banal. A médica que me atendeu chama-se Dr-ª Fernanda e nunca mais a vi no Centro de Saúde, parece ter aparecido ali, naquele célebre dia, só para me dizer que eu era hipertenso e prescrever-me uma consulta de urgência no cardiologista. Eu andava na casa dos 50 anos e nunca tinha ligado a ponta de um corno a médicos ou medição da tensão, mas lembro-me de o ter feito algumas vezes no "médico do trabalho" da minha empresa.
E já lá vão mais de 20 anos a tomar a pílula para regular a coisa e garantir os rendimentos das farmacêuticas, cujo negócio dá sempre lucro. Esticar a vida dos "velhinhos" até aos 100 anos é o seu objectivo e vão inventando e melhorando os remédios que vendem para o conseguir. Depois dos 75 passámos a fazer parte da 4ª Idade (a 3ª termina no dia do nosso 75º aniversário) e aí fazemos parte da lista dos clientes que dão sempre lucro. Há uma grande equipa, a nível mundial, que trabalha arduamente para nos manter vivos e garantir que o negócio continue a ser lucrativo. Eu também faço parte dessa lista e "ELES" não querem que eu morra!

2 comentários:

  1. Sabe que ouvi um médico dizer na TV que devido ao aumento de de esperança de vida, a terceira idade atualmente ia dos 75 aos 90?
    Eu fui hipotensa até aos 39 anos. Nessa idade, depois de uma cirurgia passei dos 8 aos 80. Eu que até aí tinha tensões de passarinho e cheguei a ir parar ao hospital inconsciente, passei para andar entre o 18 e o 22.
    Atualmente mantém-se estável, mas levei vários anos em cardiologistas a fazer exames e a mudar de medicação, até que de há cinco anos para cá com o Candersatan 16+12 tenho-me mantido estável.
    Abraço e as melhoras. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Então agora já estou na 4ª idade. A velhice é uma fonte de riqueza. Quantos mais velhos, mais velhos houver, mais aumenta a receita da indústria farmaceutica. Caminhando, seja lá de que maneira for, até à 5ª idade, porque é bom viver. Quem tiver pressa que vá andando. Queiramos ou não, temos que nos conformar/contentar com a realidade.
    Bom fim de semana. E, que as informações desse aparelho sejam favoráveis a bem da tua saúde. Um abraço.

    ResponderEliminar