segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A maldita pandemia!


A Índia tem cerca de 1,3 mil milhões de habitantes e é vizinha da China, onde nasceu o vírus - ninguém sabe ainda se de forma natural ou artificial - e começou a pandemia. Não admira, portanto, que o seu nome figure entre os mais atingidos pela doença. O que mais admira ao mundo é o nome da China não constar da lista abaixo.

O país é o quarto do mundo com o maior número de mortos (50.921), atrás dos Estados Unidos (169.841), Brasil (107.852) e México (56.757).

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou ainda 2.589.682 casos confirmados de covid-19, segundo dados divulgados hoje pela Universidade Johns Hopkins.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 766 mil mortos e infetou mais de 21,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).


Nos últimos dias, tem crescido o número de infecções na generalidade dos países europeus. Países como a Dinamarca estão já a tomar medidas excepcionais para conter o contágio. O maior aumento, ontem, foi em França, mas não ouvi ainda falar de medidas de contenção, vamos esperar mais uns dias para ver até onde isto vai. A economia não pode manter-se parada mais tempo e com vírus ou sem ele vai ter que andar para a frente. Isto é como na guerra, ouvem-se as balas zumbir nos nossos ouvidos, encolhe-se a cabeça e siga, em frente.


Mas, voltando a falar da China, é mesmo de se desconfiar daqueles gajos pequeninos de olhos em bico. Então eles conseguiram conter  as mortes num número ridiculamente pequeno, tendo em consideração a sua população, e deixaram o vírus sair e ir fazer vítimas no resto do mundo? Eu, neste caso, sinto-me um pouco Trump, não engulo essa nem que me apertem o nariz!

6 comentários:

  1. SEM COMENTÁRIO

    (ou seria obrigado a ferir susceptibilidades,ao autor deste blogue)....

    ResponderEliminar
  2. A China continua a ser governada por comunistas da velha guarda, fanáticos até ao último livrinho do Mao... Com corrupção ao mais alto nível qualquer dado/estatísticas são sempre alteradas para o bem do partido... Na minha opinião, se os chineses não conseguiram conter o vírus, quanto mais o número de mortes.

    ResponderEliminar
  3. Quem pode manda e faz o que muito bem quer e ainda lhe sobra tempo para mais.
    Diz o ditado que, dos fracos não reza a históia. O mundo é de todos. Mas quem ditas as regras são os poderosos.
    E nem tão pouco se incomodam com o numero de mortos pela pandemia. muito menos terão interesse em os divulgar.
    Para que através da comunicação social não sejam conhecidos, na China, nem no resto do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Nada que vem de China e bom , mas a pobreza obriga a gente modesta a comprarem artigos "baratos" que terao de ser substituidos pouco tempo depois . Alem disso temos o proverbio chines que diz : quem se deixa dormir a coçar o cu , acorda com os dedos a cheirar mal .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse ditado eu não conhecia, mas tem lógica!

      Eliminar
    2. Esse provérbio só tem lógica,para os javardolas que não tomam banho...!!!

      Eliminar