sábado, 25 de julho de 2020

Dia de S. Tiago!


Ao centro da imagem, a igreja onde fui baptizado. Freguesia rural do Baixo Minho, ali calhou ter eu nascido. O santo padroeiro é Santo Adrião, mas a única festa que ali se faz é em honra de S. Tiago. Já quis saber o porquê desta particularidade, mas não encontrei quem soubesse explicar-me. Não faz mal, não somos obrigados a saber tudo.
O mês de Julho e o dia 25, em particular, são muito importantes para mim, porque nessa data aconteceram as coisas mais importantes da minha história pessoal. A cada ano que passa falo nisso e quem costuma ler o que publico já deve saber ao que me refiro. Abstenho-me de repetir, portanto, o que já sabem e vou apenas lembrar que hoje faz anos o meu único filho homem, nascido há quase meio século. Por curiosidade ele tem duas irmãs que celebram aniversários em Junho, a mais velha, e Agosto, a mais nova, ou seja, todos os meus filhos nasceram no verão. Porque seria? Talvez porque no inverno fazia frio e a cama era o refúgio mais apetecido? Pode ser, mas não há maneira de provar isso.
Bem. o que interessa é que hoje é dia de festa, tenho que honrar o meu santo e acompanhar o meu filho na comemoração do seu aniversário, pois não serão muitas mais as vezes que poderei fazê-lo. A vida é uma corrida e já tenho a meta à vista, outros continuarão na prova, enquanto eu ficarei pelo caminho. É a ordem natural das coisas, não vale a pena queixarmos-nos. A minha avozinha costumava dizer, "enquanto dura, vida doçura", por isso hoje a ordem é para comer e beber e espalhar alegria à nossa volta.

4 comentários:

  1. Amigo Carlos , de todo o coraçao desejo um Feliz Aniversario a teu filho ( o qual tenho prazer de o conhecer ), que este dia se repita por longos anos sao os meus sinceroa votos . Bom W E e saude !

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Das Antípodas votos de um dia feliz para os dois.

    ResponderEliminar
  3. Por comemorar mais um ano de vida. Parabéns ao aniversariante. Que seja com saúde e muita alegria. Que este dia se repita por muitos anos de felicidade junto de quem mais ama.

    ResponderEliminar