terça-feira, 28 de julho de 2020

As póvoas!

Fiquei parado no S. Tiago, depois de ter passado pelo Santo Adrião, e acabei a pensar na Póvoa que há aqui, ali, acolá, um pouco por todo o Portugal. O que é uma póvoa afinal? Porque há tantas?


Trouxe aqui esta lista, mas há muitas mais, só na serra da Estrela conheço eu duas que não aparecem na lista, sendo a mais conhecida a Póvoa das Forcadas.
Segundo consta da história da minha Póvoa - que começou por ser "pobra" - era uma espécie de zona agrícola concessionada a uma comunidade de pobres, pelo seu senhorio, para que da terra tirassem o seu sustento.
Trabalha, mouro, se queres comer!

3 comentários:

  1. Não sei se é o sentido da palavra, mas penso que a palavra derive de povos, talvez seja uma abreviatura de povoação, daí que haja tantas.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem lógica, talvez seja o mesmo que povoado ou povoação, isto é um aglomerado de gente que se juntou ali por qualquer razão.
      O Eduardo foi parar à de Santa Iria, ao lado é a de Santo Adrião e eu vim parar à de Varazim de Jusão (que era assim chamada antigamente).

      Eliminar
  2. Trabalha mouro. Isso foi noutro tempo. Agora neste mundo moderno. Há coisas bem melhores do que haviam no mundo velho. A máquina é que trabalha. Orientada pelo homem que é mais manhoso do que uma raposa. É de todos os animais que no mundo existem o animal mais inteligente e perigoso.

    ResponderEliminar