terça-feira, 14 de novembro de 2017

Viagem pelo Alentejo !


À conta do vinho o Eduardo mandou-me numa viagem pelo Alentejo e fui parar a Moura. Em vez de vinho encontrei água. Não fazia a mínima ideia que a Água Castelo era, originalmente, de Moura, proveniente de uma fonte que existe (ou existia) dentro do castelo. Tive curiosidade em saber de onde vem o nome da cidade e falaram-me da moura Salúquia que se atirou da torre do castelo por lhe terem matado o pretendente com quem queria casar.
Quando a gente se deixa levar pelas ondas da net vai parar a lugares nunca vistos e encontra pessoas que nem sonhava existirem. É uma maneira barata e muito cómoda de fazer turismo. Na minha viagem de hoje, passei por Monsaraz, fui a Pias, avistei, ao longe, a Amareleja e parei em Moura, pois já estava cansado.


Sobral do Monte Agraço é uma terra não muito longe de Lisboa e por onde já passei algumas vezes. Na estrada alentejana por onde rodava calmamente vi uma placa que anunciava a passagem por Sobral da Adiça, nome que nunca tinha visto nem sabia de que terra se tratava. Lá mudei de rumo e fui espreitar esta pequena terra alentejana, muito perto da fronteira espanhola, na qual encontrei estas lindas muchachas que são alunas de uma escola de teatro.
Como se pode ver, não há apenas chaparros no Alentejo. Sem falar no vinho que foi o que ali me levou, estas morenaças fizeram-me recordar que, antes da fundação da nação portuguesa, aquelas terras eram ocupadas pela mourama do norte de África. A cor da pele, dos olhos e cabelos delas não nega a raça que lhe vem do passado. Mas lá que são lindas, ninguém pode negar.

3 comentários:

  1. Gosto sempre de ler coisas que se referem ao Alentejo. Talvez porque é a par de Trás-os-Montes as províncias que menos conheço.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Tinha que ser ... ! Pesquisas e mais pesquisas ; resultado, para além do mais, encontrar caras bonitas . Há aqui um aspecto que me deixou curioso, o facto da moura Salúquia se ter atirado do alto do castelo e desse facto resultar o nome da cidade de Moura . Para já, desculpa a minha ignorância, neste aspecto, então o que é mais antigo, a cidade ou o castelo ? Quanto à água " Castelo " é digestiva e comercializada há longos anos, basta observar o português utilizado no reclame acima estampado . Um abraço .

    ResponderEliminar
  3. Por teres viajado pelo Alentejo, em busca da boa pinga. Encontraste cinco lindas mouras. E por falares em Salúquia, resolvi por isso escrever no meu blog, a Lenda de Moura.

    ResponderEliminar