quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

O futuro do Papa Francisco!

 

À primeira vista, este mapa parece a planta do Metro de Paris. Olhando mais atentamente nota-se que há uma zona de terra e outra de mar e portanto não nada do que pensei.

Velho e doente não admira que ele, como fez o nosso mui famoso Pinto da Costa, tenha pensado no seu funeral e no lugar onde quer repousar, depois de morto. Li em qualquer lado que ele não quer ser enterrado na Basílica de S. Pedro e já deu instruções para lhe prepararem um lugar num sítio mais alto de Roma, na Catedral de Santa Maria Maior que fica no topo de uma das 7 colinas da capital do Império Romano. Mesmo em frente da estação central dos caminhos de ferro, para quem conhece Roma.

Essa notícia fez-me ir até Roma, onde perdi bastantes horas da minha vida, à espera que fossem horas de ir trabalhar, ou apanhar um avião para regressar a Lisboa (sim, porque de Roma não havia voos para o Porto). E esbarrei neste mapa que à primeira olhadela me pareceu um esquema do Metro e depois de olhar mais atentamente vi que é um esquema de todas as vias romanas, através de todo o império. De Alexandria até Lisboa podia vir-se de barco, mas as Legiões Romanas, na maior parte das vezes, marchavam em fileiras cerradas.

Do norte de Itália até à Catalunha já era uma grande caminhada, mas daí até à Galiza, onde se situava a mais que famosa Bracara Augusta, era preciso romper mais umas solas das resistentes sandálias romana. E, ora para carregar mercadorias para a capital do império, ora para acudir aos seus representantes que por vezes se envolviam em lutas com os autóctones, a estrada estava sempre cheia de gente. E não havendo GPS, nesses recuados tempos da nossa História, um mapinha destes, mesmo que rabiscado numa pele de cordeiro, dava muito jeito.


E pronto, vim até aqui soltar duas de prosa, pois não encontrei nada melhor para fazer. Envolvam-se nestas coisas da História Antiga e encontrarão sempre alguma coisa de interesse, ou que lhe traga à memória qualquer coisa, nem que seja dos bancos da escola, onde ouviram falar de HISTÒRIA pela primeira vez. E daqui a uns tempos podem ir a Roma e visitar a igreja de que vos falei e talvez a sepultura do Papa Francisco!

Sem comentários:

Enviar um comentário