segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

O Clima e o Aquecimento Global!

 Os terráqueos portam-se mal com o planeta em que vivem. Queimam os combustíveis fósseis criando uma nuvem de gás que vai acabar por nos abafar a todos. Clamam pela falta de água e quando ela cai a potes vão na enxurrada sem conseguir guardá-la para quando fizer falta. Queixam-se do calor excessivo que se faz sentir em muitos lugares e até do gelo polar que está a derreter e vai fazer subir o nível dos mares.

Normalmente, as consequências recaem sobre aqueles que nada fizeram para que esse desastre acontecesse, mas desta vez as coisas estão a acontecer de modo diferente. Os grandes países da Ásia, China e Índia, em conjunto com os Estados Unidos da América são os maiores poluidores. Uns porque vivem num eterno atraso de vida e não possuem a riqueza necessária para modernizar a sua forma de vida, os outros porque se estão marimbando para isso e não estão interessados em gastar o seu dinheiro para proteger terceiros.

A Justiça Divina pode tardar, mas nunca falha. Os cataclismos, nos Estados Unidos sucedem-se e qualquer dia vão ter que imitar os asiáticos e africanos, procurando um lugar onde se possa viver em segurança e sem morrer à fome. Os incêndios são devastadores, as chuvas torrenciais levam tudo na frente e os tornados varrem as zonas mais baixas do sudeste não deixando nada de pé. No entanto, eles continuam a produzir máquinas poluidoras, em especial aviões e foguetões, que consomem milhares de toneladas de combustível para se elevar do solo.

Aviões que enchem os céus de todo o mundo, qual enxame de vespas asiáticas ou gafanhotos africanos que matam tudo à sua passagem. Há sites na internet para acompanhar o tráfego aéreo , click no link e veja o resultado. E o Elon Musk entrou para o governo dos Estados Unidos para piorar tudo. Como se já não estivéssemos suficientemente mal, ele vai investir em foguetões para levar turistas à Lua e talvez a Marte. Muito embora eu pense que o tempo de vida dos humanos não seja suficiente para ir a Marte e voltar, ou seja, quem entrar num desses foguetões tem que despedir-se dos familiares e amigos, pois não os verá mais.

A temperatura do ar a subir, assim como o nível do mar, tudo se conjuga para não termos escapatória, ou haveremos de morrer assados ou afogados. Vai ser uma alegria para os tubarões que adoram águas quentes e já começam a aparecer junto às costas algarvias. E vai ser uma tristeza para os pinguins e ursos polares que cada vez mais sentem a falta do gelo e do frio.

E até os franceses, suíços e italianos se queixam da falta de neve nos seus resorts de inverno que, nos velhos tempos, fervilhavam de turistas e agora estão às moscas. Que farão, no futuro, as indústrias que produziam roupa para a neve, pranchas de esqui e coisas semelhantes? Que fará a juventude do futuro para se divertir? Brasil no verão e Suíça no inverno já não será possível, não se aguentam os 40º em Copacabana e sem neve os esquis não deslizam na Suíça.

Dizem os cientistas que são os ventos que sopram do deserto do Saara para as Caraíbas, através do Atlântico, que criam os tornados devastadores que entram pelos Estados Unidos adentro. Talvez se possa inventar um novo desporto para a juventude, baseado em Kite-Surf que entre na corrente ventosa e aproveita a boleia para atravessar todo o Atlântico. Os participantes chegarão ao «Golfo da América», assim rebaptizado pelo presidente Trump, aos rebolões e entrarão na Terra do Tio Sam sem precisar de visto de entrada, nem passar pela emigração.

Tudo isto é uma loucura! E sabem a razão pela qual decidi abordar esta questão, hoje, dia 17 de Fevereiro de 2025? Porque dentro de um par de horas vão carbonizar o «Papa das Antas» e contribuir mais um pouquinho para o aquecimento global do nosso planeta!

3 comentários:

  1. Concordo contigo sobre as alterações climáticas mas acho que a culpa irá morrer solteira porque são poucos os governantes que tomam as medidas certas!
    Quanto ao resto respeito mas passo!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  2. A poucos metros de uma das 7 maravilhas do mundo - Taj Mahal em Agra - queiman-se cadaveres. Imagino portanto que quando os hindús atingirem grande % da população de Lisboa o Rio Tejo será o ponto de encontro. Tudo isto graças ao voto no socialismo.

    ResponderEliminar
  3. Ontem, recordei com grande saudade a mina avozinha que costumava dizer esta grande verdade: - morreu o bicho acabou a peçonha!
    Muita peçonha deixou este bicho para trás!

    ResponderEliminar