domingo, 1 de setembro de 2024

Temos pena!

 Sou obrigado a continuam em "modo futebol" devido aos últimos acontecimentos. O presidente do Benfica ganhou coragem, ou encheu-se de vergonha pelo que tem acontecido, e mandou o treinador bugiar que é como quem diz, pôr-se ao fresco, ir tratar da sua vida para outro lado qualquer, pois aqui estorva mais do que ajuda.

E eu acredito que ele irá todo contente, com dois anos de salários garantidos e poder ficar na cama até ao meio dia ou, alternativamente, ficar na Cervejaria até altas horas da noite a enfrascar-se e depois dormir todo o dia para curar a bebedeira. E com a garantia que pode fazer o mesmo nos próximos dois anos sem ninguém que o contrarie ou impeça.

Fica um enorme problema para o Rui Costa resolver. Com uma desvantagem de 5 pontos para o primeiro classificado e a Liga dos Campeões à porta, ele tem que conseguir encontrar um treinador que inspire confiança e recupere a moral da equipa que deve andar de rasos. O Roger Schmigt nunca teve uma equipa padrão, ia metendo este, aquele e o outro a ver se encontrava a resposta para o seu problema, mas falharam todas as suas tentativas. Em 4 jogos perdeu um e empatou outro e faltam ainda 32, só no campeonato nacional, para disputar. A este ritmo arriscava-se a perder mais 8 e empatar outros tantos.

Ora e Benfica e a sua História não podem permitir uma coisa dessas, o máximo que se poderia permitir ao treinador seria perder ou empatar com o Sporting e Porto, quando visitasse os seus estádios. Tudo o resto têm que ser vitórias, se quer aspirar a ser campeão e ir para o Marquês festejar. Por essa e outras razões que nem vale a pena eu estar aqui a enumerar, o despedimento do treinador está plenamente justificado.

A questão, agora, é arranjar alguém para o seu lugar que dê mais garantias de sucesso. Nos velhos tempos do Benfica, o presidente punha-se a caminho da Europa do sul ou de leste e logo encontraria alguém com o nome terminado em "vic" com créditos firmados em passadas edições da Champions. Nos dias de hoje, em que tudo se transformou num negócio de informações, muitas vezes falsas, não sei como as coisas irão decorrer.

Estava aqui a pensar num outro alemão que está de férias sabáticas, depois de ter levado o Liverpool a renascer das cinzas de um passado glorioso, Herr Klop, e se ele seria homem para aceitar vir a Portugal ressuscitar a glória do Benfica, que tem andado pelas ruas da amargura, desde que a dupla Pedroto/Pinto da Costa surgiu no horizonte do futeluso. Não sei se os cofres da Luz terão arcaboiço para lhe pagar aquilo a que ele estava habituado, mas dinheiro já ele tem que chegue, é hora de ele procurar ficar na História do Futebol Europeu por feitos maiores.

Ontem, estive a ver o jogo do Sporting que recebeu o Porto no seu estádio. O treinador do Porto organizou a sua equipa para defender um nulo a todo o custo, mas segurar o possante avançado do Sporting é quase impossível sem recorrer à falta. E assim viria a acontecer o penalty que fez mudar a atitude do treinador portista que para sair dali com um empate teria que ir à procura de um golo. E ao fazê-lo expor-se a que os avançados leoninos furassem de novo as suas redes, tal e qual como acabou por acontecer. Uma vitória justa do SCP.

Agora, é esperar pelo dia de o Benfica e o Sporting se encontrarem frente a frente, aquele que ganhar esse jogo será, quase de certeza, o próximo campeão. E se o Benfica não resolver os muitos problemas que tem pela frente, começando pelo ajuste do plantel, temo que não tenha muitas hipótese de ser bem sucedido. Temos pena, mas de quem é a culpa? Da Direcção do Glorioso com certeza!!!

2 comentários:

  1. Sinceramente não percebo nada de futebol apenas sei que rolam milhões e mais milhões de euros e o povo anda aos tostões já para não falar de outras modalidades que ficam com pequenos apoios.
    Enfim!
    Abraços e um bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é e falam de milhões como se de cêntimos se tratasse!

      Eliminar