sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Água = Riqueza!

 Sou um homem extremamente rico, pois na minha casa nunca falta a água! Basta-me um pequeno balde e uma ponta de corda com 5 metros e aí está ela sempre ao dispor!


Há zonas, em Portugal, com mais água que outras. Num verão de canícula como este de 2022, não há fonte, rio ou ribeira que não esteja em risco de secar e deixar á sede quem nunca passou por isso. Morar no Alentejo ou no Algarve é meio caminho andado para ver isso acontecer. No Minho é mais difícil, mas este ano até o rio Lima, onde nunca vi faltar água e tem uma das maiores barragens (em volume de água) do norte de Portugal, está em nível alarmante.

Coisa muito séria que nos deve obrigar a pensar mais seriamente nas alterações climáticas e no que cada um de nós faz, ou deixa de fazer, para que elas continuem a acontecer.

No meio de toda esta desgraça, eu sou um homem cheio de sorte. Tenho, no fundo do meu quintal, um pequeno poço, há muitos anos rasgado na pedra dura por dois vizinhos que repartiam a sua água para todos os fins. Os campos agrícolas deram lugar a bairros habitacionais, veio a água canalizada e o poço foi abandonado. O meu vizinho actual que tinha direito à meia acção desse poço, resolveu pôr uma tampa de betão a tapar a sua metade. Como a outra metade que, hoje, me pertence estava ao abandono foi uma sorte não terem arrasado o poço. Sorte para mim, claro, que herdei (sem nada fazer por isso) a totalidade da água que o poço tem e espero que assim continue.

São apenas 6 metros de profundidade e cheio até à metade, tanto no verão como no inverno. Se água vier a faltar nas torneiras ainda vou abrir um negócio a vender copos de água. Quanto poderei pedir por cada um? Acho que isso vai depender da sede do cliente! Até tenho andado a pensar em fazer uma mina, à moda antiga, com 4 ou 5 metros de comprimento e assim aumentar o manancial de reserva nuns bons 5 ou 6 metros cúbicos do precioso líquido. Sabem a quantos copos de água isso corresponde? E a euros, quantos? Começo a pensar que talvez tenha que abrir conta num offshore para esconder os lucros do negócio!

Qual petróleo, gasolina ou gasóleo, o negócio do futuro vai ser a água e quem a tiver em casa está garantido!

E «Viva o Benfica» que, hoje à noite, abre a nova época futebolística!

2 comentários:

  1. Bom dia
    Quando se fala de um caso sério e se transforma em humor é sempre de louvar.
    Até mais logo e que comecemos com o pé direito.

    JR

    ResponderEliminar
  2. Águadeiro era o nome dessa profissão em Lisboa. Durante muitos anos era vê-los a carregar barris do Chafariz Del Rey (perto da Doca da Marinha) a subir as ruelas de Alfama. Assim eram as histórias de um já reformado que conheci nos anos 50's...

    ResponderEliminar