segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O meu ... é melhor que o teu!

Refiro-me ao meu espantalho, claro!
Há quem diga que os espantalhos já deram o que tinham a dar, que não são eficazes, que é melhor utilizar materiais brilhantes que projectem os reflexos do sol em todas as direcções, etc.. Velhos CD's de músicas que já ninguém quer ouvir, ou que estão riscados de tanto girar a reproduzi-las, são uma das opções mais badaladas por aqui. Eu já experimentei e não fiquei satisfeito com o resultado, prefiro, de longe, o meu velho espantalho.


Feito à pressa, sem pescoço e sem piada nenhuma, a verdade é que não há um único estorninho que entre nos limites do meu quintal. Vêem-no, ao longe, e mudam logo o seu plano de voo.


Às primeiras horas da manhã, era vê-los chegar, todos esfomeados, e levarem-me os figos no papo sem o menor respeito. Eu passava aqui o ano inteiro a rezar para eles amadurecerem e eles, mal os apanhavam inchados e, para mim, incomestíveis, vinham em bandos e depenicavam até só restar o pezinho.
A seguir aos meus figos iam os diospiros da minha vizinha aqui do lado e só depois partiam para outras paragens, até ao próximo mês de Junho, data em que apareciam á procura dos figos de S. João.
Quando não há figos nem diospiros que raio comem eles, pergunto-me eu?
Se morressem todos de fome era um alívio para mim, escusava de todos os anos ter que trepar á figueira para montar o dito!

4 comentários:

  1. O teu espantalho só lhe faltam os braços para ser o Cristo-Rei. Parecendo estar a abraçar a Póvoa de Varzim. Para os estorninhos neles poisarem depois de terem enchido o papo com os figos da tua figueira. E sabes porque é que ao vê-lo os estorninhos voam noutra direcção. É porque ainda não estão familiarizados com ele. Espantalho sem pescoço. Todavia, tens jeito. Se o Presidente da República tem conhecimento disso ainda te chama ao Palácio de Belém para te condecorar com uma medalha de cortiça queimada e contratar-te para fazeres mais desses espantalhos, para substituírem os que estão em São Bento?
    Tenhas um bom dia de Segunda-Feira.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me de que o meu pai sempre tinha espalhado pelo quintal, dois ou três espantalhos. Uma cruz com uma bola na ponta, um boné velhos e algumas peças de roupa impróprias para consumo.´
    Um abraço e uma boa semana.

    R: Penso que não terá lido a história, embora ela lhe seja familiar. Há várias partes dela espalhadas pelos episódios do Manel da Lenha que o amigo acompanhou.

    ResponderEliminar
  3. Os estorninhos fogem com medo do boné e das barbas do teu guardião!

    Acho que vou fabricar um diferente porque neste que eu tenho pousam nos braços comem os figos e borram-lhe em cima!

    Não meto CD,s porque se não houver vento podem provocar incêndios com o sol a bater-lhe.

    ResponderEliminar
  4. Houve uma grande exposição de espantalhos em Oliveira de Azeméis que até foi premiada. Quem optou viu alguns no face ou no grupo OLIVEIRANDO (Oliveira de Azeméis.
    Eu gostei de ver. A cidade tinha espantalhos por todo o lado.

    ResponderEliminar