sexta-feira, 16 de março de 2018

Os custos, as luvas e os extras !


A EDP terá pago quase 20 milhões de euros, em bónus, às construtoras Lena e Odebrecht, investigadas no âmbito da Operação Marquês e Lava-Jato, respetivamente.
A investigação revelada esta sexta-feira pelo Público, dá conta de que este pagamento, que terá levantado algumas objecções dentro da empresa liderada por António Mexia, fez disparar os custos da Barragem do Sabor, em Trás-os-Montes, em 55% para 760 milhões de euros. O valor do bónus terá sido acordado já depois de a barragem ter sido inaugurada e terá resultado de uma negociação confinada ao dono da obra (EDP) e às duas construtoras.


Para mim, até 490 milhões já me parece caro. imaginem o que é aceitar uma derrapagem de 270 milhões, mais de 50% do custo orçamentado. Digo isto porque não deve ter havido, em Portugal, nenhuma outra barragem tão fácil de construir. O terreno é quase plano e teve apenas que construir-se um muro de betão, como se vê nas imagens da maquete e da barragem, depois de pronta. Eu acompanhei a construção dessa obra, desde o primeiro ao último dia, e sei daquilo que estou a falar. Sem ter que partir pedra, como aconteceu no Tua, sem grandes terraplanagens, aquilo ali foi só lucro.
Os 20 milhões pagos à posteriori devem ter sido alguma esmola para contentar algum político que ficou fora da tramóia inicial, pois acredito que a comissão habitual sobre os 760 milhões já tinha sido transferida para as contas dos mamões do costume. Por falar nisso, estou admirado de, há que tempos, não se ouvir falar na «Operação Marquês». A investigação continua, ou passa-e o quê? Será que a montanha pariu um rato e estão a ver se a coisa cai no esquecimento?
Quem souber que responda!

3 comentários:

  1. São esses milhões que andamos a pagar para esses corruptos se andarem a rir e a gozar à nossa custa!
    Se eu roubar dois pães num supermercado para matar a fome aos filhos sou algemado e preso. VIVA A REPÚBLICA.

    ResponderEliminar
  2. Quando há tantos milhões envolvidos, é fácil, eles esquecerem-se.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Tudo isso é uma pouca vergonha,
    para quem nenhuma vergonha tem
    todos esses vigaristas têm manha
    à conta de quem menos tem vivem bem!

    Deviam ser todos enforcados,
    ou sentados numa cadeira eléctrica
    para nela lá ficarem carbonizados
    antes da que há causarem mais miséria!

    ResponderEliminar