quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Fantasma do Maiombe !

A floresta do Maiombe é famosa em Cabinda e na República do Congo. Os madeireiros e os contrabandistas de madeira vivem ali no paraíso. E os militares portugueses que lá combateram na Guerra Colonial bem a conhecem.
A empresa onde trabalhei, numa certa altura, vendeu uma mercadoria para a República Centro Africana e eu recebi instruções para a meter num contentor e enviar para o porto de Ponta Negra. Nunca tinha ouvido falar neste porto, nem sabia a razão porque tinha sido escolhido pelo nosso cliente. Soube depois que havia uma linha de caminho de ferro que atravessava o Congo e ia até à cidade onde ele morava. E só agora, ao olhar para este mapa, percebi que fica mesmo encostada à fronteira norte de Cabinda.
E mudando para a actualidade, li nas notícias sobre Angola que está projectada uma infraestrutura portuária para Cabinda que mudará para melhor a vida daquela gente. Vejam, aqui abaixo, a notícia e uma foto daquela região.


Trata-se do Porto do Caio localizado na província de Cabinda, um projecto em que o executivo angolano juntou-se às empresas privadas, olhando para diversificação da economia do país.
O projecto trará benefícios para o comércio em Angola e na região, podendo criar um novo portal de acesso ao continente apoiado por ligações ferroviárias e rodoviárias. As obras iniciam com o desenvolvimento de uma área de aproximadamente 100 hectares, que incluirá a infra-estrutura da marinha, instalações dos terminais, unidades de armazenamento industrial, escritórios e logística. A construção destas instalações criará mais de mil postos de trabalho a curto prazo, sem contar com os empregos que vêm sendo gerados ao longo da construção. Mas, a verdadeira compensação virá a médio e longo prazo, e tem o potencial real de induzir a criação de 20 mil novos postos de trabalho.

7 comentários:

  1. .
    Declaração de interesses :

    Esta merda foi escrita por um mentecapto !

    -Nada tenho a ver,com o declarado neste texto !!!
    .

    ResponderEliminar
  2. .
    Aquele ABRAÇO a toda a gente de BEM.

    AVISO À NAVEGAÇÃO:

    Sou muito AMIGO dos meus AMIGOS !
    Os INIMIGOS.....pura e simplesmente..EXTERMINO, sem dó nem piedade !!!

    SAÚDE e ABRAÇO a todos os COMBATENTES !!!
    .

    ResponderEliminar
  3. Quando comecei a ler o artigo formatei na minha imaginação que o Tintnaine, coordenador desta 'bloguice', ao falar do Congo, tinha sido comparsa do Manuel Alegre? Ainda bem que não que continua um dos nossos, carago!
    Atão CMDT; promoveste Sua Exa o Caçador, a "FANTASMA DO MAYOMBE"? Cala-te Artur que ainda levas com o chinelo...! Brincando só..., brincando amigos...! Boas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. .
      FAKE NEWS ?
      -NÃO, obrigado !

      O Cãodecorado,e altíssimo TRAIDOR À PÁTRIA , Pateta Alegre,nunca pôs as patas em Cabinda !
      .

      Eliminar
  4. .
    Ó Artur Sousa:
    -Já foste dar banho ao cão ?
    -NÃO ?

    Então, aproveita as boas abertas, e em passo de corrida vai dar banho ao dito!!
    .

    ResponderEliminar
  5. Tudo o que seja criar novos postos de trabalho e melhorar a vida das populações é bem vindo seja em que parte for do planeta.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Os Fantasmas de Maiombe,
    ainda estão dando que falar
    de um passado já distante
    para toda a vida recordar!

    Corri mais de metade de Angola,
    mas não cheguei a Cabinda
    também já lá não penso ir agora
    naquela terra que não era a minha
    gostei de lá estar mas tive que vir embora!

    Divirtam-se tenham uma boa sexta-feira e vão dando notícias!

    ResponderEliminar