quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Os Judeus e os outros !

No passado remoto existiu um tipo chamado Jacob que era pastor de cabras e ovelhas e teve uma porrada de filhos. A história é longa e muito complicada e o mais provável é que vocês não tenham o mínimo interesse em conhecê-la, de modo que não vou perder-me em pormenores. O que interessa é que um desses filhos se chamava Judá e quando chegou a altura de dividir a herança que o pai lhes deixara, ficou a chamar-se Judeia a parte que lhe tocou a ele. Pelos vistos Judá era o mais esperto dos irmãos e o pai encarregou-o de tratar das finanças de toda a sua família. A tribo (grupo familiar) de Judá era a mais numerosa de entre as 12 tribos de Israel (e suponho eu que a mais rica também). Quer-me parecer que é daí que vem o jeito próprio dos judeus de ganhar e amealhar fortunas. E depois, os vizinhos ficam com inveja e lá vem mais uma guerrazita. Era assim nos velhos tempos, tal como continua a ser agora.


Não era bem disto que eu vos queria falar, mas por algum lado tinha que começar e pareceu-me bem pôr-vos a par do que é um judeu afinal. Não tem nada a ver com a religião, como muitos pensam, mas sim com uma tribo e os seus descendentes e a zona de Israel de onde eles provêm.
Do que vos queria falar é do «Quipá», assim se chama o "chapeuzinho de judeu" que podem ver na cabeça do Primeiro Ministro de Israel, na foto acima. Que os judeus o usem é lá com eles - dizem que é para demonstrar o seu temor a Deus - mas ver outros a usá-lo sem qualquer justificação, eu não compreendo.


Até o presidente do Brasil o usa e eu garanto que ele não descende de Judá, filho de Jacob e neto de Abraão. E porquê todos os presidentes dos Estados Unidos da América usam o quipá quando vão de visita a Israel? São todos eles descendentes daquele pastor de cabras? Nããã, eu não acredito.


Mas a verdade é que o fazem e eu desconfio porquê. Judá, judeus, finanças, riqueza, dinheiro a rodos, há alguém que não goste de nadar na abastança? Os presidentes dos EUA, ao colocar o quipá na cabeça, estão a dizer aos judeus:
- Nós estamos convosco (e com a vossa riqueza, claro).
Vocês conhecem aquele ditado que diz:
- Junta-te aos bons (ricos) e serás um deles.
O Hitler, ao reconhecer que os judeus detinham a maior riqueza nos países europeus, onde viviam, teve inveja e resolveu matá-los. Ficava-lhe com tudo o que tinham e tomava conta do negócio. Os americanos preferem ir pela partilha daquilo que os judeus têm para partilhar. Políticas!


Jesus Cristo era também ele descendente da tribo de Judá e por isso a Igreja Católica tem as mesmas raízes. E os seus membros, desde o Papa até ao mais anónimo pároco da mais pequena freguesia, usam também o mesmo barrete, embora lhe tenham mudado o nome para «Solidéu». Há quem defenda que esse costume vem da necessidade de proteger a careca do frio, ou de esconder a tonsura (coroa) que no passado era obrigatória, mas eu sou da opinião que é, tal como entre os judeus, sinal de respeito e temor a Deus.
Recado para o Caçador - Isto é para não falar de futebol e do jogo de logo à noite, no fim do qual alguém vai sair de Braga com muita azia.

5 comentários:

  1. Não andei montado no Jacob, mas andei muitas vezes montado no jacó que era um burro branco que meu pai tinha, onde foi buscar o nome nunca cheguei a saber, talvez tenha nascido da catequese? Respeito e admiro estas tuas pesquisas porque faz parte da cultura geral, mas não arrisco falar em religiões ou futebol porque posso perder alguns amigos que não quero perder, porque eles sim, fizeram parte da minha vida, logo que ganhe o melhor.

    ResponderEliminar
  2. Usos e costumes e o devido protocole para os manter. Quando era 'pichichinho' isto de ouvir a palavra do Senhor, assim como , o futebol tornaram-se tão redundantes por serem sempre mais do mesmo que, até à missa, dava para adormecer. Hoje, toca a musica e eu ouço um pouco. Coisas e loisas da vida...; a que o PDI nos obriga.

    ResponderEliminar
  3. Por causa do dinheiro. É isso mesmo. Há muito tempo que eu me apercebi disso. Inveja e dores de cotovelo. Mas se todos nascem nus sem nada nas algibeiras como é possível morrerem pobres de ricos, alguns sem terem ao longo da sua vida mexido sequer uma palha? É o que eu penso e não me engano. Só pode ser a exploração do homem pelo homem da qual sou contra. A riqueza devia ser distribuída por quem do corpo derrama suor para que ela seja realidade!

    ResponderEliminar
  4. Nunca ouviu dizer que à terra onde fores ter, faz o que vires fazer? Eles vão lá vêm a malta com o quipá e vai daí põem-no também.
    Abraço e obrigada pelo conselho.

    Se quiser espreitar o que andei a fazer. passe por aqui

    http://imagensdaelvira.blogspot.pt/2018/01/os-amores-de-pedro-e-ines.html

    ResponderEliminar
  5. .
    Em Roma sê romano !
    (tão simples como isto)!

    ResponderEliminar