segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Boca grande !


O Silas foi um jogador de futebol. Nem bom nem mau, antes assim assim.
Agora é treinador. Ainda ninguém sabe até onde chegará e que sucesso conseguirá ter.
Como jogador celebrizou-se no Belenenses e é nesse clube que vai dar os primeiros passos como treinador. Por sorte ou azar, calhou-lhe defrontar o Benfica na sua estreia como treinador. Sorte, porque se ganhar a sua fama sobe em flecha e durante os próximos tempos não se falará noutra coisa a não ser na sua "grande capacidade" que o levou a derrotar o Benfica. Azar, porque sendo o Benfica quem é, o mais certo é levar uma cabazada e ficar arrependido de ter aberto a bocarra para dizer o que não devia.
A maior virtude que um homem pode ter é a humildade. Nunca me esquece aquela história de um tipo importante que foi convidado para jantar com gente tão ou mais importante que ele. Ao sentar-se à mesa escolheu um lugarzinho bem longe das luzes da ribalta para passar despercebido. O promotor do jantar, quando chegou e ocupou o lugar no topo da mesa não avistou o seu convidado. Acto contínuo mandou procurá-lo e ordenou-lhe que se sentasse ao seu lado. O caso contrário é o do convidado que ao chegar ocupa um dos lugares reservados às pessoas importantes e é mandado levantar e mudar-se para um lugar lá no fundo da sala.
Ouvi a conferência de imprensa do Silas e acho que ele falou o que não devia. O Belenenses é uma equipa do meio para baixo da tabela e quando enfrenta o campeão deve dizer que é uma honra jogar contra o campeão e que vai fazer os possíveis por não ficar mal na fotografia. Dizer mais do que isso é pôr-se numa situação delicada e sujeita a todas as críticas. Logo à noite veremos o que acontece, mas o mais provável é que o Benfica ganhe - eu não espero outra coisa - e o Silas terá que reconhecer que falou de mais. Os jornalistas puxaram-lhe pela língua e ele deixou-se levar.
A falta do Krovinovic e quem ocupará o seu lugar no onze benfiquista deu pano para mangas nas conversas, ontem, em todos os programas desportivos. E eu lembrei-me daquela frase do Jesus que disse qualquer coisa como:
- Não está esse joga o Manel.
Hoje, à noite, vai ser a mesma coisa, entra o Manel e vai fazer um grande jogo.

5 comentários:

  1. O Silas está convencido,
    no pensamento liberdade
    pelo Benfica será vencido
    essa será sim a realidade!

    Deixa lá Silas treinador,
    bem à sua maneira pensar
    ele está sentindo o fervor
    do sangue nas veias a circular!

    O Benfica não pode nem tão pouco deve,
    de maneira nenhuma, esse jogo perder
    nunca tão perto de ultrapassar esteve
    eu cá estou acreditando que vai vencer!

    ResponderEliminar
  2. De se lhe tirar o chapéu,
    vai ser grande a jogatana
    olhando as estrelas no céu
    à noite junto d'uma magana!

    ResponderEliminar
  3. boas
    essa historia faz parte da Biblia Sagrada , e tem muito que se diga .
    Abraço e até mais logo :
    JAFR

    ResponderEliminar
  4. Os grilos que cantam muito, são os primeiros a ser apanhados, a não ser que se enfie num buraco após o jogo terminado.

    ResponderEliminar
  5. Indiscutivelmente quem faz o FUTEBOL és tu e gente tão boa como tu. Se não fosse as mexeriquices dos treinadores de bancada, esta porra nem graça teria! Portanto às 4:00 hrs cá do Burgo, este rapazote vai ver o evento, oxalá não seja o aparato televisivo a olhar para mim, senão, não poderei meter a colher em lado nenhum. Boa sorte! Quanto a mim torço um pouco mais para o Leão... resíduos das predilecções da meninice...!? Será? Xoxos...

    ResponderEliminar