domingo, 13 de agosto de 2017

Presidentes da República - Dois em um!

A revolução do 28 de Maio pôs fim à 1ª República. Foram 16 anos de experiências, de lutas partidárias, com a I Grande Guerra pelo meio, que deixaram Portugal na ruína. O triumvirato militar que tomou conta do país depois da revolução, Gomes da Costa, Mendes Cabeçadas e Óscar Carmona viram-se e desejaram-se para pôr a coisa nos eixos e não o conseguiram.
José Mendes Cabeçadas, oficial da Marinha de Guerra Portuguesa que tinha capitaneado os revoltosos de Lisboa, aceitou o cargo de presidente, mas não chegou a aquecer o lugar. Ao fim de 15 dias foi substituído por Manuel Gomes da Gosta, o general que tinha vindo de Braga à frente dos militares revoltosos para meter os políticos de Lisboa na ordem.
A situação política e, em especial, a financeira era uma autêntica calamidade e depois de uma apressada reunião entre os revoltosos chegaram à conclusão que ele não seria capaz de controlar a situação e obrigaram-no a renunciar ao cargo.
Manuel Gomes da Costa tomou o seu lugar, mas não teve melhor sorte, o seu mandato durou apenas 10 dias. Óscar Carmona, o terceiro dos revoltosos do 28 de Maio, achou que com este presidente não se iria a lado nenhum, retirou-o do cargo e enviou-o para o exílio, nos Açores. Para não ficar como o mau da fita promoveu-o ao posto máximo do Exército Português, o de marechal.
Cerca de um ano depois, ele regressou à Metrópole e ainda exerceu algumas funções oficiais, mas de pouca importância. Dois anos depois morria em Lisboa, pobre e desligado dos círculos do poder. Triste fim para quem andou pela Índia e por África ao serviço da Pátria. Foi ainda o militar mais graduado a participar na I Guerra Mundial, como comandante da 1ª Brigada do Corpo Expedicionário Português que partiu para a Flandres em 1917.

2 comentários:

  1. Morreu o homem, mas ficou a fama. Pobre com o peito cheio de medalhas. Tal era a balbúrdia que havia na política. Que os presidentes da República eras substituídos sem terem tempo de aquecer o lugar na cadeira da presidência. Até que apareceu o Toino de Santa Comba Dão. Que os mandou pôr a todos em sentido!

    ResponderEliminar