terça-feira, 28 de maio de 2024

Brainstorm!

 

Ouvi esta palavra muiiiiitas vezes, ao longo da minha vida profissional. Brainstorm é uma espécie de abanar o caco a ver se surge alguma ideia milagrosa. A maior parte das vezes essa palavra era lançada para cima da mesa por algum superior que não sabia como ultrapassar uma situação que lhe surgira pela proa. Assim a modos que "vamos lá discutir isto a ver se conseguimos encontrar uma solução para o problema".

Neste caso sou eu que recorro ao brainstorm para pôr o Rui Costa e os demais mânfios que vivem à custa do Benfica a pensar como se poderá tirar o Benfica do buraco onde o deixaram cair nesta época. A ponta por onde lhe pego é a mais simples e lógica de todas, o Benfica não tem um goleador, não mete golos, logo não consegue estar em primeiro lugar e ser campeão. Na lista que aparece na imagem acima, o Rafa é o primeiro jogador do Benfica a constar da mesma e apenas no 8º lugar e com 14 golos apenas.

Um Benfica que quer ser campeão tem que ter o seu goleador entre os 3 primeiros e de preferência em primeiro lugar. Foi isso que ditou a nossa desgraça nesta época e acabamos com 10 pontos de atraso frente ao campeão. Na minha opinião, o Gonçalo Ramos já não era um "fora de série", mas lá ia molhando a sopa as vezes suficientes para aparecer na lista de melhores marcadores, da época passada, com 27 tiros certeiros. Foi vendido e no lugar dele apareceu uma sucessão de "falhados" que não conseguiram convencer o treinador (que como alemão é casmurro que se farta) a apostar neles, jogo após jogo, até lhe apanharem o jeito. Além do pessoal da casa, ainda vieram 2 brasileiros a quem se juntou o Di Maria com selo de craque, mas a situação foi piorando a cada jogo.

A derrota no Dragão com 5 golos sofridos e nenhum marcado é a prova evidente de que este Benfica não tinha poder de fogo para fazer frente aos seus adversários. Só isso já deveria pôr o Rui Costa a fazer o tal de brainstorm com o seu pessoal e ver que tipo de solução se pode arranjar para que na próxima época a coisa não se repita.

Os dois suecos que o treinador foi buscar à Holanda não prestam, os dois brasileiros, pelo menos por agora, também não são solução. O Benfica tem jogadores emprestados que fariam melhor figura (penso eu) que esses que acabei de mencionar e tem também alguns nas camadas jovens que talvez sirvam para preencher a vaga. Já sabemos que o Rafa vai embora, o Di Maria também e talvez o João Mário os acompanhe. Vai ser preciso reformular a equipa por completo e pode ser preciso vender alguma das estrelas para endireitar as finanças, portanto, mãos à obra para não haver atrasos. Enquanto os jogadores vão de férias ou disputar provas internacionais é o tempo ideal para a direcção do clube se sentar à volta da mesa e arranjar soluções.

Queremos um Benfica goleador, muito diferente do que tivemos nesta última época e sem pensar em gastar milhões em apostas que só aproveitam aos agentes que embolsam pesadas comissões. Nos clubes mais pequenos, em Portugal, há alguns jogadores para quem vale a pena olhar. Vamos embora, ao trabalho, toca a espremer esses miolos até aparecer a solução certa.

Carrega Benfica !!!

1 comentário:

  1. Não seria melhor um tufão daqueles que arrasam tudo?
    Veja lá!... : ))

    ResponderEliminar