sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

O Janita ou a Janita?



Hoje, acordei a pensar qual a origem do nome Janita. Será nome de homem ou de mulher, ou será uma abreviatura ou até um nome carinhoso? Se estivéssemos no México, eu diria que é um "cosy" name para Juanita, ou seja Joaninha, em português.

Mas estamos em Portugal, porra! Onde foi o Janita Salomé buscar o seu nome? E a Janita que tem um cantinho, aqui no Blogger, onde teria ido ela buscar o seu?

Estou aqui às voltas com o meu português, porque não me lembro como traduzir a palavra inglesa "shortname" ou a alemã "abkurtzung" para a Língua de Camões. A Cinha Jardim foi buscar o seu nome, cortando a primeira sílaba ao nome Alicinha que não é mais que o diminutivo do seu nome de baptismo, Alice. Mas, por mais que esprema os meus neurónios, não encontro nenhuma pista para chegar ao Janita que vocês, tal com eu, devem estar a ouvir no video publicado acima.

Pode ser um nome artístico, lembrei-me agora, e se assim for não tem qualquer significado. Acham que a banda Rolling Stones ou Guns and Roses têm que justificar os nomes que escolheram para serem conhecidos por esse mundo fora. E o Zé Cabra, porque raio se chama assim? Que ele parece uma cabra a balir, quando canta, talvez seja verdade, mas acho que não foi por isso que escolheu o nome. Ele lá saberá e a mim tanto se me dá como deu!

De qualquer modo, isto põe a bulir os macaquinhos que tenho no sótão, pois gosto de perceber a razão das coisas, de todas as coisas. A Teoria da Relatividade era boa para o Einstein, mas eu sou muito mais terra-a-terra, quero entender a razão das coisas.

E por hoje basta. Logo à tarde joga o Benfica e é mais que provável que a minha próxima publicação tenha a ver com futebol. Ou festejando uma saborosa vitória para encerrar este ano em modo zen, ou lamentando a falta de senso ou de sorte da liderança do meu clube do coração.

Asta la vista !!!

4 comentários:

  1. O Janita Salomé chama-se João Eduardo. Já li algo a respeito do seu psudónimo artístico e, se bem me lembro, tem a ver com o facto de quando criança, ainda pequenino, dizia chamar-se Janito, em vez de Joanito como a mãe o chamava. Da derivação para "Janita" é que se alguma vez a soube, já me esqueci.

    Quanto a esta Janita que lhe escreve, optou pelo nick em virtude de ao sair do Alentejo com doze anos de idade e, meses mais tarde, ir trabalhar para uma indústria de lanifícios, sendo a mais novita da secção, dona de um nome pouco vulgar nos círculos lisboetas, quando se queriam referir a ela as colegas diziam a "alentejanita".
    Quando criei o blog escolhi a abreviatura e achei que Janita me assentava bem...

    Hasta la vista y, por supuesto, hasta cuando lo quieras.
    ( em espanhol todos se tratam po tu)

    ResponderEliminar
  2. Com que então "alentejanita"! Não está mal pensado, não senhora!
    Quanto à Indústria de Lanifícios, passei a vida a entrar e sair das maiores fábricas portuguesas, às tantas já nos cruzámos um com o outro, num passado não muito longínquo.

    ResponderEliminar
  3. Respostas

    1. Yes, that's it! 👍
      Short or diminutive name...
      Thanks!!
      😊

      Eliminar