quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O valioso lítio!

A Savannah Resources já firmou acordos no valor de 1,8 milhões de euros com cerca de 40 proprietários em Boticas para a aquisição de terrenos de que precisará para a exploração de lítio na mina do Barroso. Mas espera adquirir mais terrenos e elevar a fatura para os 5 milhões de euros.

As aflorações rochosas de cor esbranquiçada dizem:
Aqui há lítio!

Esta minha publicação vem na continuação do programa de Economia transmitido, ontem à noite, na SicNotícias. O Eng. Mira Amaral, um dos chulos deste país que tem uma reforma de 30 mil euros por mês por ter dirigido a CGD, durante uns curtos meses, aparecia no programa a tecer louvores à empresa australiana, cotada na Bolsa de Londres, que, segundo ele, é a empresa mais séria do mundo e com ela o negócio do lítio de Boticas será um sucesso. O camarada Valdemar Alves, lá da terra dos cangurus, dirá da sua justiça para que nós, desconhecedores da matéria, fiquemos mais descansados.

E mais, acrescentou ele, que Portugal não pode fugir do problema da revolução energética que se aproxima a passos de gigante e se deve dar por muito feliz por ter lítio que lhe permita participar num dos maiores negócios do futuro. A partir de 2035 só poderão ser vendidos carros eléctricos, na UE, e Portugal poderá fabricar 500 milhões de baterias para ajudar ao negócio.

Infelizmente, a energia eléctrica é como o dinheiro dos portugueses, é produzida e consumida de imediato, não dá para armazenar. Por isso e até que alguém descubra algo melhor, vamos entrar na «Era da Bateria», em que tudo, desde o meu Pace-Maker ao vosso automóvel, passando pelos telemóveis, computadores e aparelhos reprodutores de música, será alimentado por pilhas (de lítio).

Por isso, não adianta nada o povo andar na rua a protestar contra as minas, talvez seja mais aconselhável dar uma medalha de mérito ao Galamba por nos ter metido neste negócio!

3 comentários:

  1. Li, reli, aprendi, mas mais do que isto não sei nem posso dizer... :(
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  2. A maioria das minas de lítio ficam no Estado de WA e muito longe daqui. Sei apenas que estão localizadas onde os indígenas/donos das terras requerem pouco + de umas grades de cerveja... Porém as noticias que chegam da América do Sul são assustadoras: a mineração do lítio já deixou uma marca significativa no solo, na água e no ar com graves consequências para as populações. Num país com as dimensões do nosso país qualquer mina a céu aberto acabará sempre num desastre. Como curiosidade a Savannah Resources dona da maior parte 'do lithium raw materials' dentro da EU tem o preço das acções em 2.33
    GBp o qual aumentará caso os transmontanos se deixem embalar.
    GBp... Digo eu!

    ResponderEliminar
  3. Entao filho da Escola, nao vens falar acerca de Staline Silva ?
    Se a minha memoria e boa, creio que o vi algumas vezes no Cais do Sodre !
    Esse FDP agora mama no maduro!

    ResponderEliminar