quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Paul Simon & Art Garfunkel !


A idade faz mudar os nossos gostos. Eu estava a viver uma vida de sonho, em Lourenço Marques, tinha apenas 20 anos e alguns meses. Ao nível musical era dos Beatles que se falava, assim como outros cantores barulhentos amantes do Rock & Roll, portanto barulhentos que baste.
De repente, a Frelimo desata aos tiros e saiu.me na sorte integrar o pelotão de fuzileiros que foi formado à pressa para mandar para o Niassa, de modo a proteger a Base Naval de Metangula (nessa altura era ainda e simplesmente o Posto de Rádio de Metangula) e o posto de rádio que ligava aquele canto remoto do Império Português ao mundo civilizado. Eu estava de guarda ao portão da Estação Radionaval e mandaram substituir-me, por volta das 9 horas da noite, e à meia.noite estava já no aeroporto a embarcar num Nord-Atlas com rumo a Vila Cabral.
A primeira vez que nos juntámos a festejar qualquer coisa que já não recordo o que era, houve direito a música. E adivinhem o que começou a sair dos altifalantes pendurados na varanda do Edifício do Comando. Paul Simon & Garfunkel, nem mais nem menos! Ouviu-se logo um coro de assobios e os menos interessados na festa e naquele tipo de música (eu incluído) puseram-se a andar para o canto do costume, onde era habitual sentarmos-nos a contar anedotas, ou fazer piadas a respeito de tudo e de todos até que o sono nos levasse para a cama.
Agora que vou, aceleradamente, a caminho dos 80 já este tipo de música não me aflige nada!
P.S. - Sobre o monte Tchifuli não voava o condor, mas sim a «Águia Pesqueira» de que todos nós nos lembramos muito bem. Pela analogia recaiu a minha escolha neste video. 

3 comentários:

  1. Aos 20 anos de idade não te agradava essa música,
    mas, agora a cominho dos 80 será que gostas dela?
    Aproveita todas as coias boas na idade da ternura
    aqui neste mundo maravilhoso, onde a vida é bela!

    Continuação de boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. Desde a primeira vez que ouvi esta música apaixonei-me por ela. E há tanto tempo que a não ouvia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Esta conversa fez-me lembrar a famosa e original LM Radio (em língua inglesa) que terminou logo após a Independência. A primeira estação de rádio em Ondas Curtas em Africa. Uma companhia com os hits da época num pequeno rádio a pilhas...

    ResponderEliminar