sábado, 9 de novembro de 2019

1989-11-09 - O Muro

Por mera casualidade, eu estava em Colónia, num hotel mesmo ao lado da famosa Catedral, quando aquilo aconteceu. Depois de um cansativo dia de trabalho, regressei ao hotel e subi ao meu quarto para pousar a tralha que trazia comigo e preparar-me para ir jantar. Como é hábito, para não sentir a solidão, liguei a televisão que estava a transmitir em directo o que se passava em Berlim.
Já lá vão 30 anos e muita coisa aconteceu desde então. A começar por mim que estou feito num oito. Mas isso não interessa nada, o que interessa é que a mudança que aquele dia provocou na Alemanha foi qualquer coisa de tal amplitude que ainda hoje não está terminada. A fusão de uma Alemanha decrépita e empobrecida pelos russos com a República Federal, rica e desenvolvida, a cessação de funções do antigo governo socialista, a caça às bruxas, a substituição da moeda, a modernização da indústria, a luta contra o desemprego, entre muitas outras coisas, foi apenas um primeiro passo.
Anos depois, foi a mudança do governo, de Bona para Berlim, que dividiu opiniões e criou muitos inimigos entre os políticos daquele tempo. Bem instalados em Bona, com as suas famílias e os seus bens a bom recato, foi-lhes difícil aceitar a ordem de se mudar para uma cidade semi-destruída e num completo caos criado pela população "russificada" que vivia na parte leste.
Fiz uma pequena selecção de fotografias para acompanhar estas minhas poucas palavras e não deixar esquecer um dos episódios mais marcantes do Século XX, aproveitando para chamar a atenção dos mais distraídos que o fascismo de esquerda não é em nada melhor que o de direita. Para melhor entender isto, eu costumo recorrer a uma figura de estilo que ilustra isso ás mil maravilhas - em casa de rico o cão tem sempre direito a um osso e, por vezes, até um pedaço de carne, enquanto que em casa de pobre nem migalhas de pão caem da mesa.
E alegrem-se por não terem tido o azar de nascer na Alemanha de Leste !!!





 



Há quem queira preservar a memória
do Muro de Berlim para sempre ! 

3 comentários:

  1. Comparo o Muro de Berlim com a DMZ entre a Coreia do Sul e Norte. Diferenças de ideologias que apenas nos provam uma coisa - O Socialismo nunca se deu bem em lado nenhum mas pior ainda é a terrível marca que deixa à população - O que infelizmente é o caminho que Portugal parece estar a seguir.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me bem. Nesse dia ia iniciar um novo emprego, que durou até 2008. Iamos eu e mais três mulheres no carro do patrão a caminho de Alcabideche, local onde ficava a fábrica, e no rádio do carro não se falava de outra coisa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Em casa de rico, à custa do pobre,
    se há sempre carne para dar ao cão
    enquanto que os pobres passam fome
    nem direito têm a uma fatia de pão!

    A culpa dessa, vergonhosa, divisão,
    terá sido do Hitler e de quem o apoiou
    na guerra de terror, morte e destruição
    cujas suas ideias pelo mundo espalhou!

    Elas passeiam por ai à sua vontade,
    há muita gente com vontade de as aplicar
    os nacionalistas são contra a liberdade
    apenas e só eles querem o seu bem estar!

    Construam-se mas é estradas e pontes,
    destruam-se os muros ainda existentes
    para quem quiser vaguear pelos montes
    não seja impedido pelos onipotentes!

    Bom fim de semana sem barreiras,
    com castanhas e aquele bom sumo
    feito de boas uvas das videiras
    causa tonturas a quem beber muito!

    ResponderEliminar