quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Notícia com quase dois anos!

O Grupo Consultivo Científico do Programa de Sistemas Agrícolas Tradicionais de Relevância Global (em inglês, Globally Important Agricultural Heritage Systems – GIAHS) acaba de declarar a região do Barroso património agrícola mundial. Esta foi a primeira candidatura do género em toda a Europa.
Barroso é uma região agrícola dominada pela produção pecuária e pelas culturas típicas das regiões montanhosas. Do ponto de vista cultural, os habitantes do Barroso desenvolveram e mantiveram formas de organização social, práticas e rituais que os diferenciam da maioria das populações do país em termos de hábitos, linguagem e valores. Isso resulta das condições endógenas e do isolamento geográfico, bem como dos limitados recursos naturais que os levaram a desenvolver métodos de exploração e uso consistentes com sua sustentabilidade.
O comunitarismo é um dos valores e costumes mais característico de Barroso, intimamente associado às práticas rurais de vida coletiva e à necessidade de adaptação ao meio ambiente.


E é aqui que vão explorar o lítio?
Alguém não regula bem da cabeça!

1 comentário:

  1. Quem quer bolota trepa,
    assim fez essa população
    se quem espera desespera
    quem semeia trigo colhe pão!

    ResponderEliminar