sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Mês de Agosto, dia 2 !


Antes que soe a meia-noite, um recado venho aqui deixar, foi neste dia, há 48 anos, que comecei a trabalhar no meu último emprego, aquele que durou até vir para a reforma.
No dia 30 de Junho, disse adeus ao meu emprego na Alemanha, terminou aí a minha curta vida de emigrante, regressei a Portugal e passei todo o mês de Julho à procura de emprego. Quando já desesperava de o conseguir, fui bater a uma porta onde o director geral só falava uma Língua que me interessava, o alemão. Acho que ele ficou mais contente que eu e deu-me logo o emprego que eu precisava como pão para a boca. Ele era holandês e não encontrou aqui quem soubesse falar a sua Língua, entendia-se, por isso, com os portugueses através de uma intérprete que era também sua secretária e chefe da secção de vendas. Comigo podia soltar a língua à vontade e ficou feliz da vida com isso.
Quando me perguntou quanto esperava ganhar de ordenado, disse-lhe que menos de três contos nem pensar e disse-lhe que regressaria à Alemanha se não conseguisse garantir um ordenado desse nível. Isso não é problema, começa com quatro contos e ao fim de seis meses logo veremos. Nem quis saber da minha experiência - que era nenhuma - ou da minha aptidão para desempenhar um cargo de chefia. Disse-me mais tarde que se eu servira para trabalhar na Alemanha isso era garantia suficiente para ele.
No fim desta entrevista deu-me um aperto de mão e disse-me:
- Agora vamos todos de férias, durante duas semanas, e no dia 2 de Agosto cá estaremos para enfrentar o futuro!

5 comentários:

  1. 4 contos antes do 25 era realmente um ordenado de luxo.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    E pelos vistos o futuro não foi tao mau assim .
    JAFR

    ResponderEliminar
  3. Como é que uma empresa como a Maconde. Em Portugal declara falência. Porquanto ninguém deixou de andar vestido. Por algum motivo terá sido?
    Posso correr Portugal de lés a lés, que não encontro roupa como a da Maconde.
    Na altura a medida das calças que vestia era o 42, não ficam curtas nem compridas, impecável. Quanto ao ordenado no tempo em que era mais fácil encontrar uma agulha num palheiro do que ser pago ao trabalhar a quantia por ele exigida. Contigo foi, precisamente, ao contrário. Porque fostes bater à porta certa, a qual se abriu para que pudesses entrar!

    Bom fim de semana. Amanhã há bola. Já ontem com um treinador houve maca?

    ResponderEliminar